Segurança: TRE-TO participa de Encontro Técnico de Alinhamento Operacional para as Eleições 2020
O próximo encontro da SEOPI está marcado para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 30
Neste ano as eleições municipais serão realizadas no dia 15 de novembro e, tendo em vista a pandemia da Covid 19, várias ações vão ser realizadas de modo a atender as diretrizes dos órgãos de saúde para resguardar a saúde de todos durante o pleito. Nesta terça-feira (28/7), o Tocantins foi o primeiro estado da região Norte a receber o Encontro Técnico de Alinhamento Operacional para as Eleições 2020, realizado pelo Ministério da Justiça. O evento contou com a participação de representantes Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Regional do Tocantins e governo do Estado.
Por videoconferência, o assessor-chefe da Assessoria Especial de Segurança e Inteligência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Disney Rosseti, assegurou aos presentes que, norteado pela segurança sanitária e em informações científicas, o TSE está finalizando os protocolos de segurança para as eleições municipais e também uma campanha publicitária de como isso vai acontecer.
Já o representante da Secretaria de Operações Integradas (SIOPI), coronel Henrique de Souza Júnior destacou o objetivo do encontro e explicou que durante as eleições 2020 deverão serão criados centro de operações integradas nos Estados. “Essa iniciativa é para que tudo flua da melhor forma possível. Estamos à disposição para contribuir, que tenhamos uma eleição tranquila e que possamos fazer um relevante serviço para o Brasil”, disse.
Do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, o juiz militar José Ribamar Mendes Júnior representou o presidente, desembargador Eurípedes Lamounier. Na ocasião, ele ressaltou a importância do Encontro para promover a unidade e preservar o estado democrático de direito. “Estou certo, que no futuro próximo, as nossas eleições serão realizadas com maior proveito e com um índice altíssimo de paz social, isso, logicamente, em virtude do planejamento que já vem sendo realizado. Essas ações enaltecem o sistema de justiça eleitoral e fortalecem e concretizam a democracia no nosso país”, disse o magistrado.
Ainda durante o evento, o inspetor de segurança do TRE Tocantins, Marco Leôncio, falou sobre as ações coordenadas de segurança que o Tribunal desenvolveu nas últimas eleições, através do Comitê de Segurança Institucional e se colocou à disposição para contribuir com as equipes. “Com certeza a participação de todos aqui será muito relevante para o sucesso dessas eleições”, avaliou.
O comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Jaison Veras de Barros, também frisou a relevância das parcerias ao apresentar um panorama da atuação da Polícia Militar e Justiça Eleitoral durante as eleições no Estado. “Essa parceria já existe desde a criação do Estado do Tocantins. Já passamos por muitas dificuldades, mas estamos buscando cada vez mais nos preparar para as adversidades. Sabemos que a eleição municipal é acirrada e os anseios muito próximos; isso exige muito esforço das forças de segurança. Nosso Estado conta com 139 municípios, sendo 11 de fronteira, portanto, essa reunião é muito importante para consolidar as ações que serão realizadas”, afirmou.
Tarde
Presencialmente e pela coordenação geral de planejamento e operações da SEOPI, o tenente-coronel Bruno Rezende Cabral, fez a apresentação do Plano Estratégico de Atuação Integrada. Segundo ele, o plano foi consolidado e será sugerido aos estados para que, de forma integrada, possam executar ações que garantam a segurança do processo eleitoral. No período da tarde, o coordenador geral de planejamento e operações da SEOPI, tenente-coronel Rezende apresentou a Plataforma Córtex, que trata das ferramentas de monitoramento.
Autoridades
O encontro foi realizado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins e também contou com a participação do Comandante do 22º Batalhão de Infantaria, Cel. Carlos Gabriel Nascimento, do comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. Reginaldo Leandro da Silva; da Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência – seccional Tocantins, Alessandra Lustosa Barros; do representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Halisson Araújo; e da delegada-geral da polícia civil do Estado, Raimunda Bezerra de Souza.
Encontros
Os próximos encontros da SEOPI estão marcados para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 30; Curitiba, no Paraná, no dia 4 de agosto; e no dia 6 em São Luís, no Maranhão.
Lília Mara - Ascom - TRE - TO