Ouvidoria Eleitoral: unidade presta mais de 2,4 mil atendimentos em três meses
O assunto mais frequente registrado nesse período foi Situação Eleitoral, com 1.094 demandas
O Ouvidoria Eleitoral do Tocantins realizou mais de 2,4 mil atendimentos entre os meses de abril, maio e junho. Dado faz parte do Relatório Trimestral de Atividades do órgão e destaca a crescente procura por este importante canal de comunicação entre a Justiça Eleitoral do Tocantins e o cidadão.
De acordo com o relatório do segundo trimestre de 2020, a equipe da Ouvidoria atendeu 2.470 demandas, sendo que a grande maioria se enquadrou nas categorias Atendimento ao Cidadão. O assunto mais frequente registrado nesse período foi Situação Eleitoral, com 1.094 demandas, seguido por Consulta ao Título Eleitoral, com 678 atendimentos.
Ainda segundo destacou o levantamento, todo o trabalho realizado nestes três meses foi feito de forma remota e a Ouvidoria implementou melhorias para garantir um atendimento de qualidade ao eleitor, como o aumento do número de linhas telefônicas.
“No momento em que vivemos, cada vez mais, deve-se afirmar que as Ouvidorias dos tribunais brasileiros assumem papel de grande destaque na melhoria do relacionamento entre o cidadão e o Poder Judiciário. O cidadão já compreende que possui o Direito Constitucional Fundamental à Informação, mas também que o Poder Público tem o dever de facilitar esse acesso, prestando, com eficiência, a informação de qualidade”, destacou a ouvidora eleitoral, Ana Paula Brandão Brasil. “E a Ouvidoria da Justiça Eleitoral do Tocantins vem envidando esforços para poder prestar um serviço de qualidade à toda a sociedade e bem avaliado pelo cidadão usuário da Justiça Eleitoral, colaborando deste modo para a melhoria contínua das atividades do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins”, complementou a magistrada.
Serviço
O expediente da Ouvidoria é das 11 às 18 horas e o atendimento é feito por whatsapp, telefone, e-mail ou formulário eletrônico. Além de orientações, pelo contato é possível emitir certidões e boletos para recolhimento das multas eleitorais.
Contatos
Telefone: 0800 646 800 (ligação gratuita)
Formulário eletrônico: no site do Tribunal
E-mail: ouvidoria@tre-to.jus.br
Ouvizap Eleitoral: (63) 3229-9600
Lília Mara