Justiça Eleitoral do Tocantins finaliza diplomação de eleitos e suplentes dos 139 municípios do estado
Todos os eventos foram realizados por videoconferência, com a emissão dos diplomas de forma virtual.
A Justiça Eleitoral do Tocantins concluiu, nesta sexta-feira (18/12), as solenidades de diplomação dos eleitos e suplentes dos 139 municípios do estado. Neste último dia de cerimônias, quatro zonas eleitorais diplomaram prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e respectivos suplentes de 20 municípios. Todos os eventos foram realizados por videoconferência, com a emissão dos diplomas de forma virtual - disponibilizados no site do TRE-TO.
Pela manhã, o juízo da 7ª ZE diplomou os eleitos dos municípios de Abreulândia, Divinópolis, Marianópolis, Monte Santo, Paraíso do Tocantins e Pugmil. À tarde, foram diplomados os eleitos e suplentes dos municípios pertencentes à 11ª ZE - Axixá, Itaguatins, Maurilândia, São Miguel e Sítio Novo; e à 14ª ZE - Alvorada, Araguaçu, Figueirópolis, Sandolândia e Talismã; e 20ª ZE - Jaú, Peixe, São Valério e Sucupira.
Agora diplomados, os eleitos estão habilitados pela Justiça Eleitoral a tomarem posse nos respectivos cargos nos poderes Executivo e Legislativo municipais, com mandato de quatro anos. As cerimônias de posse acontecem em 1º de janeiro de 2021, com atividades sob a responsabilidade dos poderes competentes.
Calendário
A data da diplomação é considerada para a contagem de todos os prazos legais que têm nela o seu início, mesmo que o candidato não acesse a página para obtenção do seu diploma.
Conforme estabelece o Calendário Eleitoral, 12 de fevereiro de 2021 é o prazo final para o julgamento das contas dos candidatos eleitos.