Ações da Justiça Eleitoral em 2020 reforçam consciência política dos jovens eleitores no Tocantins
Estado é o quarto da região Norte com maior índice de eleitores jovens
Promover a educação política da sociedade faz parte da visão do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e ações estratégicas têm sido realizadas pela Escola Judiciária Eleitoral Ministro Humberto Gomes de Barros (EJE) com foco no público jovem. Em 2020, apesar da pandemia, o Projeto Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro não deixou de promover a conscientização, capacitação, mobilização e inclusão social e política dos estudantes tocantinenses. Trabalho que é encorajado pelos resultados obtidos nas urnas. O número de jovens eleitos no Tocantins cresceu 25,9% em relação às eleições municipais de 2016.
Os eleitores com idade entre 16 e 24 anos no Tocantins somam 174.551 pessoas. O Estado é o quarto da região Norte do Brasil com o maior número de eleitores nessa faixa etária. Em 2020, a participação deles no processo político cresceu e o número de representantes jovens que vão assumir uma cadeira nos poderes Executivo e Legislativo do Estado a partir de 1º de janeiro passou de 27, nas Eleições de 2016, para 34 em 2020. No geral, eles representam 2,14% do total dos candidatos eleitos no estado.
Em todo o país, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral, 1.224 jovens com idade entre 18 e 24 anos foram eleitos. Deste total, 1.178 para o cargo de vereador, 23 prefeitos e 22 vice-prefeitos.
Balanço
Em 2020 cerca de dois mil jovens participaram do projeto Agentes da Democracia no estado, entre eles estudantes do ensino médio e universitários de 13 municípios. Jogos de tabuleiro com perguntas e respostas sobre o processo eleitoral, utilização da urna eletrônica, segurança do processo eleitoral, palestras sobre voto consciente e rodas de conversa com magistrados e servidores de áreas técnicas do TRE – Tocantins fazem parte das atividades de educação política.
Devido a pandemia Covid – 19, boa parte dos atendimentos foi realizada à distância, com a promoção de lives e debates do projeto Jornada Eleitoral, pelas redes sociais da EJE. Também teve concurso de vídeo com estudantes do Ensino Médio de Lizarda para despertar a consciência dos alunos sobre as funções do prefeito e vereador. A ação envolveu 131jovens e a estudante Jardiane Ribeiro Alves, do 1º ano do Ensino Médio da Escola 31 de Março foi a vencedora. Confira aqui o vídeo.
Desafios
A coordenadora de Educação e Desenvolvimento do TRE – TO, Kathiene Pimentel fez uma avaliação do trabalho desenvolvido em 2020 diante do cenário de pandemia. Segundo ela, mesmo com o distanciamento social as ações de conscientização do eleitorado jovem no Tocantins foram mantidas.
“O público jovem precisa cada vez mais entender a importância de sua participação, seja como eleitor consciente, seja como futuro candidato. Neste sentido, promovemos lives com temas de interesse do público jovem, incentivamos os estudantes a discutir as responsabilidades dos papéis de vereadores e prefeitos e, através de parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Estado (Seduc), propagamos, por meio de aplicativos de mensagens, materiais produzidos pelo Tribunal Superior Eleitoral e TRE Tocantins, com temas relacionados ao processo eleitoral. Com estas ações, esperamos ter conseguido mobilizar uma parcela desses jovens para que pensem, discutam e vivam a política com a seriedade e consciência necessária para o fortalecimento do regime democrático”, explicou a coordenadora.
Lília Mara - ASCOM - TRE - TO