TRE-TO participa do Seminário Internacional Transparência e Combate à Corrupção, no Rio de Janeiro
.
Magistrados estaduais e federais, procuradores e outros operadores da justiça participam nesta segunda (25) e terça-feira (26/3), do Seminário Internacional Transparência e Combate à Corrupção, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça para intensificar a discussão sobre o tema, bem como validar experiências internacionais no contexto atual do Brasil. Representa o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, o juiz eleitoral da 9ª ZE de Tocantinópolis, Arióstenis Vieira.
"O evento organizado pelo CNJ é de extrema relevância para avaliar as ações interinstitucionais que foram executadas, compartilhar os bons e notórios resultados e debater as necessárias diretrizes para que o enfrentamento do fenômeno da corrupção seja consolidado, ampliado e fortalecido", afirmou o juiz Arióstenis.
Neste primeiro dia de evento, (25/3), os participantes se reúnem no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro/RJ, onde ocorrem exposições de cinco painéis: 1) Impactos da corrupção no Brasil; 2) Transparência e prevenção da corrupção; 3) Corrupção e processo sancionador; 4) Corrupção, cooperação internacional e direitos humanos – uma visão desde o sistema interamericano de direitos humanos e 5) Financiamento Eleitoral e transparência.
No segundo dia (26/3), será a parte prática, somente para magistrados e membros do Ministério Público, com o desenvolvimento de workshops simultâneos na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).
Informações mais detalhadas estão disponíveis na programação.
(ASCOM TRE-TO com informações do CNJ)