Inovação: projeto piloto disponibiliza totens de autoatendimento e eleitores avaliam positivamente serviços da Justiça Eleitoral
Fase teste foi realizada em três zonas eleitorais e pesquisa tem índice de aprovação de 93,2%
93,2% de aprovação do eleitor. Este foi o índice conquistado pela Justiça Eleitoral no Tocantins em pesquisa de satisfação realizada no primeiro semestre de 2019, em três zonas eleitorais. O questionário, disponibilizado em totens de autoatendimento, foi respondido por de mais de mil pessoas e faz parte de um projeto piloto que visa implantar o canal de comunicação nos cartórios de todo estado.
De janeiro a junho deste ano, 1.145 pessoas acessaram a ferramenta virtual para responder à pesquisa. Ao avaliar quesitos como estrutura, qualidade no atendimento, cordialidade, acessibilidade e agilidade, a média das notas inseridas foi de 4,66 em uma escala de satisfação de 1 a 5.
O eleitor Sávio de Oliveira, de Palmas, foi um dos que participaram do levantamento. Para ele, “tanto a pesquisa quanto o atendimento são de qualidade, gostei da agilidade e rapidez, sem burocracia”, destacou.
Dentre os quesitos mais bem avaliados estão: a estrutura do prédio, com média de 4,75; a qualidade do atendimento, com média de 4,69; a cordialidade do serviço prestado, com média de 4,67; a acessibilidade, com média de 4,65 e o tempo de atendimento, com média de 4,58.
Os dados somam os resultados obtidos nas zonas eleitorais de Miranorte (28ª ZE), Palmas (29ªZE) e Novo Acordo (35ªZE), que destacaram a fase teste como bem sucedida. “Vejo que essa pode sim ser uma forma boa de avaliação, haja vista que não precisa do papel e já vai direto ao banco de dados de avaliações”, ressaltou o chefe de cartório de Miranorte, Rogério Miranda.
A próxima fase do projeto visa expandir a solução, gradativamente, para todas as zonas eleitorais do estado.
Totens
Buscando melhorar cada vez mais os serviços prestados ao cidadão, a Justiça Eleitoral no Tocantins implantou, em dezembro de 2018, os totens de autoatendimento ao eleitor. Por meio desses computadores com tela sensível ao toque (touch screen), o cidadão realiza eletronicamente a pesquisa de satisfação antes feita via formulário de papel. A adoção de equipamento digital também visa otimizar o acesso às informações institucionais e de interesse público, dando respostas de forma satisfatória, ágil e fidedigna, além de qualificar o recebimento de reclamações, elogios e sugestões feitos por meio da função Acesso à Ouvidoria.
“Utilizando os totens, tanto a pesquisa quanto os relatórios serão gerados com mais agilidade e a qualquer período; com isso, podemos adotar melhorias nos serviços em melhor tempo”, destacou o assistente da Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins, Henrique Romero.
Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO