TRE-TO realiza organização de mais de 23 mil documentos nas zonas eleitorais
TRE-TO realiza organização de mais de 23 mil documentos nas zonas eleitorais
A Justiça Eleitoral do Tocantins finalizou, nesta quarta-feira (18/12), a primeira etapa da ação que visa a organização dos arquivos nas zonas eleitorais. Ao todo 2.307 caixas de arquivos foram organizadas, abrangendo cerca de 23.070 documentos. O objetivo é otimizar o trabalho dos servidores nos cartórios, facilitando a busca e localização do acervo.
Os cartórios de Palmas, Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, Miracema do Tocantins, Guaraí, Colmeia, Pedro Afonso e Dianópolis tiveram seus arquivos ordenados durante este último mês. No geral foram descartadas quase cinco toneladas de resíduos, sendo 4.251kg apenas na 29ª ZE de Palmas - a primeira a ter seus arquivos organizados. Outras 821 caixas com arquivos aguardam publicação de edital com a listagem de documentos para descarte.
Durante os trabalhos, os servidores da Seção de Biblioteca e Arquivo padronizaram a identificação dos espelhos e das caixas box de arquivo. Também foi feita a identificação do material histórico para recolhimento ao acervo memória institucional do TRE e separação do acervo de documentos do acervo de eleição; assim como orientação da equipe do cartório sobre manutenção da organização e avaliação dos documentos que poderão ser descartados.
Thayná Neiva