Economia de energia em 2018 reflete compromisso do TRE-TO com o meio ambiente
Foram economizados 166.468 Kwh, o que garantiu uma redução estimada de R$ 138.468,94 na conta de energia do Regional.
Simples atitudes diárias como: desligar a luz ao sair da sala, fazer a manutenção constante das instalações elétricas e a troca de luminárias por modelos mais econômicos reduzem o consumo de energia elétrica.
Na Justiça Eleitoral do Tocantins, esses hábitos e o compromisso de todas as unidades têm proporcionado resultados significativos, o exemplo foi a redução em 7,5% no consumo de energia elétrica em 2018*, a porcentagem equivale a 166.468 Kwh, o que garantiu uma redução estimada de R$ 138.468,94 na conta de energia do Regional.
De acordo com estatística do Núcleo de Gestão Socioambiental do TRE-TO, a economia no consumo é suficiente para gerar energia para 1.110 residências brasileiras durante um mês, considerando a utilização de 150 kwh por domicílio.
Apesar de ter realizado quatro eleições em 2018, a redução foi percebida em 22, dos 36 imóveis da Justiça Eleitoral, dentre eles, as sedes dos cartórios eleitorais, o prédio sede e os anexos, a tendência esperada era que o consumo de energia aumentasse em decorrência da realização em 2 turnos da eleição suplementar e das eleições gerais, além do crescimento da área predial do Tribunal.
O exemplo do TRE Tocantins também pode ser adotado na rotina de casa, com algumas atitudes simples:
- Evite acender lâmpadas durante o dia, aproveite a luz natural.
- Abra as janelas, cortinas, persianas e deixe a luz do dia iluminar sua casa.
- Apague sempre as lâmpadas dos ambientes desocupados.
- Limpe sempre as lâmpadas e luminárias.
- Dê preferência a lâmpadas de LED ou fluorescentes.
* Comparado a 2016, também ano eleitoral
Lilia Mara (ASCOM/TRE-TO)