2º turno das Eleições no Tocantins acontece com segurança e transparência
2º turno das Eleições no Tocantins acontece com segurança e transparência
Ao realizar a quarta eleição em apenas um ano, a Justiça Eleitoral do Tocantins garantiu mais uma vez, neste domingo (28/10), uma votação segura, transparente e célere para mais de um milhão de eleitores durante o 2º turno das Eleições Gerais, nos 139 municípios tocantinenses.
Às 8 horas, os 870 locais de votação estavam prontos e mais de 16 mil mesários devidamente posicionados para receber os eleitores. A eleição encerrou às 17 horas, iniciando a totalização dos votos, com números divulgados a partir das 19 horas, com o fim da votação no Estado do Acre. (confira aqui o link com o resultado)
Agradecimentos
Em coletiva à imprensa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Marco Villas Boas, avaliou o trabalho realizado pelos servidores, magistrados, mesários e equipes de apoio. “Esse é o nosso exército de pessoas engajadas em realizar uma eleição com muita transparência, segurança, respeito ao cidadão eleitor e, evidentemente, aos partidos políticos e candidatos que concorreram ao pleito, nossa missão foi cumprida com exatidão, escrúpulos e muita honestidade, tivemos as auditorias realizadas com muito sucesso, de modo que tenho apenas a relatar aos senhores que tudo correu dentro da mais absoluta tranquilidade no Estado do Tocantins e assim terminamos um feito inédito de realizar em um único ano quatro eleições, algo nunca antes ocorrido na história do país em termos de eleições na circunscrição estadual e eleições gerais, por isso, parabenizo a todos que trabalharam nessa eleição e também aos profissionais envolvidos em todo esse processo democrático”, agradeceu.
Segurança
O Comitê de Segurança Institucional apresentou o relatório do trabalho realizado no Estado, com o registro de 17 ocorrências policiais. Em Palmas, um eleitor se recusou a apresentar documento de identificação com foto e agrediu o mesário. Outras oito ocorrências sobre tentativa de gravação ou fotografia no momento do voto também foram registradas, sendo uma em Combinado, quatro em Palmas, uma em Araguaína e uma em Alvorada.
Ouvidoria
A Ouvidoria Eleitoral registrou no sábado (27/10) e domingo (28/10), 325 atendimentos, a maioria deles, 102, solicitou orientações sobre local de votação, outros 77 acionaram o órgão para obter informações sobre título de eleitor e 54 eleitores sobre justificativa.
Auditoria da Urna Eletrônica
A Justiça Eleitoral brasileira realizou no 1º e 2º turno das Eleições Gerais a auditoria da urna eletrônica. Juízes eleitorais, acompanhados de representantes do Ministério Público Eleitoral e da Ordem dos Advogados do Brasil.
No Tocantins, foram sorteadas no sábado (27/10), seis urnas para auditoria.
Auditoria em Tempo real:
- 1ª ZE de Araguaína - Seção n° 108, Escola Estadual Joaquim de Brito Paranaguá;
- 23ª ZEª de Pedro Afonso - Seção n° 32, município Rio Sono, Colégio Estadual de Rio Sono;
- 35ª ZE de Novo Acordo - Seção n° 47, município Aparecida do Rio Negro, Escola Municipal Luza Machado de Miranda.
Os equipamentos foram auditados mediante verificação da autenticidade e integridade dos sistemas, sem nenhuma intercorrência.
Auditoria em ambiente controlado:
- 29ª ZE de Palmas - Seção n° 496 Escola Municipal Luiz Gonzaga, 503 norte;
- 26ª ZE Ponte Alta do Tocantins, município Pindorama do Tocantins - Seção n° 18, Escola Estadual José Alves de Assis;
- 28ª ZE de Miranorte - Seção n° 49, Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante.
Eleições em números
- Eleitores aptos: 1.039.439
- Locais de votação – 870
- Seções Eleitorais – 4.147
- Urnas eletrônicas – 4.872
- Eleitorado indígena – 5.039 (Tocantínia, Tocantinópolis, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pedro Afonso, Goiatins, Itacajá, Santa Fé do Araguaia);
Segurança
- Polícia Militar- 1.038
- Polícia Federal – 35 policiais (entre agentes, delegados e escrivães)
- Polícia Civil – 300
- Corpo de Bombeiros – 70
- Polícia Rodoviária Federal – 20 agentes
- Exército - Em torno de 500 homens
- Total estimado: 2.000 homens
Força de segurança nas aldeias
- 32ª ZE de Goiatins - Aldeia Pedra Branca, Rio Vermelho, Cachoeira
- 23ª ZE de Pedro Afonso – Aldeia Lajeado
- 15ª ZE de Formoso do Araguaia – Aldeia Canoanã, Txuiri, São João
- 5ª ZE de Miracema – Cidade de Tocantínia e Aldeias Porteira, Rio Sono, Brejo Comprido e Funil.
Força de Trabalho:
- 40 magistrados
- 351 servidores
- 163 terceirizados
- 337 apoio administrativo
- 50 estagiários