VI Semana da Saúde: Servidores participam de palestra sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho
Evento prossegue nesta terça-feira (27/11)
A VI Semana da Saúde iniciou nesta segunda-feira (26/11) com a palestra “Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho”, com os especialistas Eliane Araque dos Santos e Ricardo Franco. De forma clara e objetiva, os palestrantes ressaltaram a importância de se falar sobre o assunto e implantar políticas para combater o assédio moral e sexual.
A coordenadora médica e social do TRE-TO, a médica Mary Carlos Freire, ao iniciar o evento destacou o comprometimento da alta gestão do Tribunal em oportunizar a vinda dos palestrantes para promover o bem-estar pessoal e a prevenção de doenças mentais. “Ao observar o cenário atual, percebemos o crescimento do índice de absenteísmo, aposentadorias por doenças mentais cada vez mais entre pessoas jovens e isso é preocupante. Trazer o assunto ao debate é uma forma de conscientizar as pessoas a quebrar o silêncio e melhorar a qualidade de vida e a harmonia no ambiente de trabalho”, destacou.
Em seguida, o palestrante Ricardo Franco trouxe um panorama das relações interpessoais e a importância do fortalecimento dos vínculos por meio do respeito, confiança e cooperação. “Precisamos fazer uma mobilização coletiva para quebrar o silêncio no ambiente de trabalho, fazendo com que as pessoas se sintam seguras e dispostas a enfrentar esses problemas, que muitas vezes passam de forma despercebidas”, avaliou.
A especialista Eliane Araque dos Santos, que é integrante da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual e da Discriminação da Procuradoria-Geral do Trabalho, esclareceu aos servidores como implantar uma comissão e quais os passos para sua criação. Eliane também abordou os processos de fortalecimento de vínculos no ambiente de trabalho e a necessidade de as instituições adotarem processos de “escuta despojada”: “O ouvir sem avaliar, sem julgar e sem tirar conclusões para se compreender efetivamente o que está acontecendo com o outro”, disse.
Ao finalizar o evento, a secretária de gestão de pessoas do TRE-TO, Cristiane Boechat, apresentou as ações realizadas pela SGP para acolher e ouvir os servidores. “Estamos tendo esse olhar, esse cuidado com as pessoas de forma individualizada e também coletiva”, explicou.
A VI Semana da Saúde é uma realização do TRE-TO, por meio da Coordenadoria Médica e Social (Comed). A programação tem continuidade nesta terça-feira (27/11), às 14h30, na Sala de Sessões do Pleno, com a especialista Alexandrina Maria Augusto da Silva Meleiro, doutora em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), que vai abordar a síndrome do esgotamento profissional (BURNOUT).
Lília Mara - ASCOM - TRE-TO