VI Semana da Saúde: doutora em psiquiatria aborda Síndrome do Esgotamento Profissional
VI Semana da Saúde: doutora em psiquiatria aborda Síndrome do Esgotamento Profissional
De forma descontraída, a doutora em psiquiatra, Alexandrina Maria Augusto da Silva, abordou o tema: Síndrome do Esgotamento Profissional (Burnout), na tarde desta terça-feira (27/11), na VI Semana da Saúde do TRE-TO.
Os servidores receberam as boas-vindas com um momento musical. Apresentações ao piano, protagonizadas pela pequena Bruna Lucena, 9 anos, filha dos servidores Juliana Lucena e Leonardo de Oliveira, e também pela servidora Naira Bozza, encantaram os participantes. Naira encontrou na música instrumental uma forma de relaxamento.
Durante a palestra a especialista apresentou um panorama da saúde mental no Brasil e as causa do stress, quadros de ansiedade e depressão, demonstrando a necessidade de as instituições buscarem soluções para promover mais qualidade de vida aos servidores.
A médica explicou a origem da palavra Bornout, os passos de desenvolvimento da doença e como preveni-la. “A pessoa com a síndrome de Bornout apresenta um quadro de exaustão e esgotamento físico e mental, além do distanciamento emocional, os quais trazem prejuízo nas realizações profissionais. O entusiasmo e a dedicação cedem lugar à frustração e, a raiva, como resposta ao stress pessoal e do trabalho”.
Alexandrina também demonstrou a importância de as pessoas adotarem a resiliência como estilo de vida, para minimizar ou superar os efeitos nocivos da ansiedade e stress. “Se eu tiver resiliência eu supero minha própria genética”, disse a especialista após contar como venceu o transtorno bipolar e um período de depressão.
O diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos, ao encerrar o evento agradeceu a participação dos servidores e da palestrante. “Com certeza foi um momento de fazermos uma reflexão sobre nossas escolhas. Muito obrigado a todos os colegas, foi uma tarde muito agradável e uma oportunidade impar de receber uma aula sobre o comportamento humano”, disse.
A titular da Coordenação Médica e Social do TRE-TO, a médica Mary Carlos Freire, explicou que a proposta do evento é tratar a prevenção e que o assunto escolhido foi abordado de forma didática e leve. “A partir do momento que a gente conhece o que é a síndrome de Bournout e quais os sinais da doença, passo a me conhecer melhor e a perceber meus colegas e familiares”, explicou.
Currículo
Alexandrina Maria Augusto da Silva Meleiro é doutora em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), que vai abordar a síndrome do esgotamento profissional (BURNOUT).
A VI Semana da Saúde iniciou nesta segunda-feira (26/11) com a palestra “Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho”, com os especialistas Eliane Araque dos Santos e Ricardo Franco. O evento é uma realização do TRE-TO, por meio da Coordenadoria Médica e Social (Comed).
Lília Mara - ASCOM - TRE-TO