TRE-TO participa do 74° Coptrel, em Alagoas
TRE-TO participa do 74° Coptrel, em Alagoas
Representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) participam em Maceió, Alagoas, do 74° Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). O evento iniciou nesta quinta-feira (29/11), contando com a participação do vice-corregedor e juiz membro da corte eleitoral tocantinense, Rubem Ribeiro de Carvalho, da secretária de gestão de pessoas e diretora-geral em substituição Cristiane Boechat e da Assessora de Comunicação Social Kézia Reis.
Reuniões preparatórias
Durante toda a quinta-feira os diretores gerais dos TRE's debateram sobre orçamento, avaliação das eleições e avanços para 2019. Também estiveram reunidos os assessores de comunicação, com a participação da assessora do Tribunal Superior Eleitoral, Ana Cristina Rosa. O grupo tratou das campanhas institucionais e princípios de uma Política Nacional de Comunicação para a Justiça Eleitoral.
Solenidade de abertura
A abertura oficial do evento ocorreu na noite de quinta, no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas. O anfitrião, desembargador José Carlos Malta, presidente do TRE- AL, deu as boas vindas a todos e falou da satisfação em reunir os regionais visando o constante avanço da Justiça Eleitoral.
Após abrir oficialmente o encontro, o presidente do Coptrel, desembargador Márcio Vidal (TRE-MT), reafirmou que, "a Justiça Eleitoral deve assumir sua missão de impulsionar a cidadania, com olhar mais humano, com a aplicação de políticas públicas voltadas para uma nação brasileira genuinamente democrática".
A abertura ainda contou com a palestra do ministro José Eustáquio Soares Martins, corregedor nacional de Justiça (CNJ), que falou sobre o papel da Corregedoria Nacional que é de "ensinar, dialogar, instruir e por fim corrigir quando necessário".
O ministro também ressaltou a importância de uma maior aproximação junto à sociedade. "Nós somos apenas instrumentos do poder, o proprietário do poder é o cidadão. Os magistrados tem que ter em mente que não podem estar distantes do cidadão e atuar com sabedoria. Estimular os magistrados a distribuir justiça e transformar o litígio em paz social".
O corregedor nacional também falou diretamente aos regionais ao afirmar que a "a verdadeira missão da Justiça Eleitoral é fortalecer a cidadania, a democracia e garantir o direito de livre escolha do eleitor".
A programação do Coptrel segue até a manhã deste sábado, 1° de dezembro, quando os presidentes e representantes dos tribunais eleitorais fecharão a Carta de Maceió, com as principais deliberações do encontro.
Kézia Reis