Mesários recebem as últimas orientações e urnas eletrônicas passam por geração de mídia, carga e lacração nas Zonas Eleitorais
Mesários recebem as últimas orientações e e urnas passam por geração de mídia
Faltando uma semana para as eleições suplementares no Tocantins, as zonas eleitorais prosseguem com as cerimônias de geração de mídia, carga e lacração das urnas, e os mesários que não puderam comparecer aos treinamentos estão sendo orientados neste domingo (27/5).
Todas as urnas eletrônicas já estão nas Zonas Eleitorais e os servidores da sede do Tribunal, que irão atuar no interior, também já se deslocaram para os Cartórios.
Mesários
Os mesários que não tiveram a oportunidade de participar do treinamento durante a semana estão recebendo as orientações sobre as Eleições Suplementares neste domingo (27/5), no auditório do TRE-TO.
Como é o caso do funcionário público, Edson Maciel, que mora em Palmas, mas trabalha como mesário na Zona Eleitoral de Miracema. “É muito gratificante o trabalho de contribuir com a democracia por isso, mesmo não podendo participar do treinamento durante a semana, fiz questão de comparecer hoje”, revelou.
A função do mesário é de fundamental importância, uma vez que é ele quem organiza todos os trâmites na seção eleitoral para receber e orientar o eleitor no dia da votação. Cabe ao mesário organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir, com tranquilidade, os trabalhos no dia da votação.
Urnas
O coordenador de suporte e infraestrutura, Valdenir Borges, explicou que algumas Zonas Eleitorais iniciaram a cerimônia de geração de mídias nas urnas eletrônicas no último dia 23 de maio. “A maioria das Zonas ainda estão em processo de carga e terão até a próxima terça-feira (29/5) para concluir”, disse.
O procedimento já foi finalizado na 4ª ZE de Colinas do Tocantins, na 15ª ZE de Formoso do Araguaia, na 19ª ZE de Natividade e na 20ª ZE de Peixe.
A Cerimônia de Geração de Mídias é o momento em que o Cartório Eleitoral transfere os dados de município, zona, seção e seus respectivos eleitores, bem como os de todos os candidatos, inclusive suas fotos e informações dos candidatos que têm registros indeferidos e que aguardam julgamento de recursos.
Após esse procedimento, é sorteada uma urna para ser testada, logo é feito o procedimento de lacração. Com isso todas as urnas estarão prontas para serem utilizadas nas eleições, não podendo haver mais nenhuma alteração nelas. Depois de lacradas, as urnas só realizam operação em dia e horário determinado, ou seja, no dia definido para o pleito.
Gabriela Almeida – Ascom/TRE-TO