Alunos preenchem cédulas de votação para auditoria das urnas eletrônicas
Alunos preenchem cédulas de votação para auditoria das urnas eletrônicas
Na tarde desta segunda-feira (28/5), a Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas esteve no Colégio Militar de Palmas para coletar as cédulas de votação em papel, preenchida pelos alunos, que serão usadas para auditoria das urnas eletrônicas no dia da votação, domingo (3/6).
As cédulas foram inseridas em uma urna lacrada e ficarão guardadas até o dia da eleição. No sábado (2/6) serão sorteadas três urnas eletrônicas e no dia da eleição, esses votos vão ser inseridos nos equipamentos sorteados, e dessa forma, poderá ser comprovado que os votos inseridos nas urnas terão o mesmo resultado das cédulas de papel, demostrando assim o funcionamento eficaz e seguro da votação eletrônica.
O servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e membro da Comissão de Auditoria, Fernando Ebrahim, explicou para os alunos a importância da participação deles para o fortalecimento da democracia. “Os votos em cédulas que serão usados para realizar a auditoria das urnas eletrônicas devem partir da sociedade civil, e no dia da eleição a auditoria será realizada no auditório do Tribunal e transmitida ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube”, ressaltou Ebrahim.
Comissão
A Comissão é presidida pelo juiz de direito Marcelo Faccione, tendo como integrantes os servidores representantes da Secretaria de Tecnologia da Informação, Fernando Jorge Ebrahim Lima e Silva, titular, e Valdenir Borges Júnior, suplente; representante da Secretaria Judiciária, Maria Zita Rodrigues Vilela Dias, titular, e Aimone Márcio De Moraes Bandeira, suplente; representante da Secretaria de Gestão de Pessoas, Kathiene Pimentel Da Silva, titular, e Elisângela Dias Nascimento, suplente; representante da Corregedoria Regional Eleitoral: Josué Batista de Oliveira, titular, e Ivana Aparecida Rosa Leão Rezende, suplente.
Acompanhamento dos trabalhos
Os partidos políticos, as coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, a Controladoria-Geral da União, o Departamento da Polícia Federal, a Sociedade Brasileira de Computação, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e os departamentos de Tecnologia da Informação de universidades poderão indicar representantes para acompanhar os trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica.
Gabriela Almeida - Ascom/TRE-TO