Ouvidorias Eleitorais do Tocantins e do Piauí realizam Audiência Pública em Teresina
.
A Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins (ORE/TO), em parceria com a Ouvidoria do Piauí e a Escola Judiciária Eleitoral do Piauí (EJE-PI), realizou na tarde desta quinta-feira (23/8), Audiência Pública “A Lei de Acesso à Informação e o Exercício da Cidadania”, no auditório Caneleiro do Centro Universitário UNINOVAFAPI, em Teresina-PI. O tema foi debatido pelo ouvidor do TRE-TO, juiz Agenor Alexandre da Silva e pelo assistente da Ouvidoria do TRE-TO, Henrique Hugueney Romero.
Durante a audiência foram divulgados os serviços prestados pela Ouvidoria Regional Eleitoral e repassadas informações relacionadas à Justiça Eleitoral, com foco nas Eleições de 2018.
De acordo com o ouvidor Agenor Alexandre, a ouvidoria é a porta de acesso do cidadão ao Poder Judiciário. "A fiscalização já vem exigida na Constituição Federal de 1988 e nós levamos esse projeto ensinando os alunos de Direito, em primeiro lugar, para que eles disseminem essa forma de cultura de fiscalização do poder público”, destacou.
De acordo com o juiz ouvidor e membro da corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Paulo Roberto de Araújo Barros, a Ouvidoria é uma forma de fazer a população se comunicar com o tribunal. “As pessoas desconhecem o poder que têm. Eles não têm esse conhecimento, da força de fazer com que as coisas aconteçam. A audiência pública despertou na coletividade esse conhecimento. Nós vimos pessoas saindo daquele auditório conhecendo o significado de transparência”, declarou.
ASCOM TRE-TO com informações do TRE-PI