Desembargadora Ângela Prudente participa do 1º Encontro de Integração das Ouvidorias do Poder Judiciário
Desembargadora Ângela Prudente participa do 1º Encontro de Integração das Ouvidorias do Poder Judiciário
A vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), também ouvidora Judiciária do Tribunal de Justiça – TJ/TO, desembargadora Ângela Prudente, participou em Brasília do I Encontro de Integração das Ouvidorias do Poder Judiciário. O evento foi aberto, na manhã desta sexta-feira (22/9), pelo ouvidor-geral e presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Yves Gandra da Silva Martins Filho.
Na programação, foram debatidos temas como "A Ouvidoria como facilitadora do processo de comunicação organizacional", "As ouvidorias públicas e o processo de mediação social", "A importância das ouvidorias para o serviço de informação ao cidadão", e "O direito à privacidade X O direito de acesso a informação".
Para a desembargadora tocantinense, a Ouvidoria é uma importante ferramenta de gestão para os tribunais. "Pois colabora levando ao conhecimento dos setores competentes as demandas dos usuários; e funciona como mediadora dos conflitos entre nosso público externo e interno ao buscar a solução das demandas dos serviços prestados pelo Poder Judiciário, aplicando a cultura da pacificação social", justificou.
Ainda conforme a Ouvidora Judiciária, o trabalho realizado pelas ouvidorias promove o resgate do processo comunicacional entre o Poder Judiciário e o cidadão. "A Lei de Acesso a informação precisa ser encampada como uma política de comunicação. O impacto disso é assumir um viés de comunicação pública através do diálogo, do estímulo à participação do público; e as ouvidorias exercem um papel fundamental pois tem que ouvir os cidadãos, é o canal vocacionado para fomentar a transparência", afirmou.
COJUD
Nesta quinta-feira (21/9), a desembargadora Ângela Prudente também participou, em Brasília, da Assembleia Geral Extraordinária do Colégio de Ouvidores Judiciais (COJUD). Na pauta da reunião, estava a análise do projeto do Encontro das Ouvidorias Judiciais, em 2018.
Paula Bittencourt - Cecom TJTO
Fotos: Alessandra Polonial Adorno - TJTO