Cerca de 100 crianças participaram do Projeto Sorriso Saudável
Cerca de 100 crianças participaram do Projeto Sorriso Saudável
A 8ª edição do Projeto Sorriso Saudável animou as crianças dependentes dos servidores e colaboradores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), na manhã deste sábado (30/9). O projeto visa à promoção da saúde bucal, bem como orientar os pais ou cuidadores sobre a importância da higiene bucal na infância.
O evento foi aberto pela secretária de Gestão de Pessoas, Cristiane Boechat. “É com muita alegria que realizamos esse projeto desde 2006, a cada dois anos, e já estamos na oitava edição, além disso, também é nosso objetivo ensinar a importância da alimentação saudável e a higienização bucal para a saúde infantil”, afirmou.
A odontóloga do TRE-TO e idealizadora do projeto, Naira Pegoraro, explicou que as crianças são também os agentes mirins da saúde bucal, pois eles repassarão o aprendizado para a família e amigos. “Foram mais de 100 crianças inscritas e é muito gratificante ver o auditório cheio, o projeto começou em 2006, e as crianças sempre perguntam quando vai ser o próximo ‘dia do dentinho’, é muito bom perceber que elas estão sendo multiplicadores dessas informações e a cada edição do projeto trazem novos amiguinhos”, ressaltou.
Nesta edição o TRE-TO realizou o evento em parceria com o curso de Odontologia do Ceulp/Ulbra, sob a coordenação das professoras odontólogas Tássia Silvana Borges e Luciana Marques, envolvendo os alunos da disciplina Odontologia e Sociedade.
A programação contou com palestras, apresentação de peça teatral, instrução de higiene oral, atividades educativas, lanche saudável, escovação oral supervisionada, distribuição de kits de escovação oral e brindes, entre outras atividades.
A Coordenadora de Assistência Médica e Social (COMED), Mary Carlos Freire, agradeceu a participação dos alunos e professores do Centro Universitário e falou da importância do evento. “O evento envolveu as crianças e possibilitou orientar os pais, que puderam tirar dúvidas de forma didática”.
A servidora do TRE-TO, Benta Adorno, trouxe sua filha, Ada Maria, e contou que é muito importante esse momento, “as crianças aprendem as orientações sobre como escovar os dentinhos de forma lúdica e divertida”.
Gabriela Almeida – ASCOM TRE-TO