Servidores do TRE-TO são capacitados para atuarem como brigadistas
Servidores do TRE-TO são capacitados para atuarem como brigadistas
Com o auxilio do subtenente do Corpo de Bombeiros do Tocantins, Rogério de Sousa, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) iniciou nesta segunda-feira (30/10) a capacitação de servidores para atuarem como brigadistas. O curso acontece para uma segunda turma também nesta terça-feira (31/10). Ao todo serão treinados 120 servidores divididos em três turmas. A última turma receberá treinamento no mês de novembro, a data ainda será definida. Nesse primeiro momento estão sendo repassados os conhecimentos teóricos e posteriormente será marcada data para a parte prática do treinamento.
Ao iniciar a capacitação, Rogério destacou a importância da formação de brigadistas para a segurança pessoal e do patrimônio, nesta ordem. “É muito louvável quando temos manifestação prévia dos órgãos públicos para a formação de brigada, pois demonstram a preocupação da instituição com o pessoal, com o patrimônio e com o cumprimento de normas e leis vigentes dentro do Estado do Tocantins, além de ser bom para os participantes individualmente, pois capacitados, somos capazes de entender o processo de combustão e extinção do fogo, os riscos os quais estamos expostos e como prestarmos os primeiros socorros em caso de necessidade”, destacou.
Dentre o conteúdo repassado aos servidores estão os critérios de formação, as atribuições e as ações dos brigadistas, como se dá a propagação do calor, quais as classes de incêndios e tipos de extintores e equipamentos utilizados no combate ao foco de incêndio, bem como os procedimentos e recomendações de segurança.
Além do conteúdo de combate a incêndio, também foram repassados conhecimentos de suporte básico à vida e as formas de procedimento nos mais variados tipos de acidentes e intercorrências, como reações alérgicas, desmaios, convulsões, Acidente Vascular Cerebral (AVC), sangramentos e hemorragias, choque, picadas de animais peçonhentos, intoxicação, entre outros. Toda a parte teórica da Reanimação Cardiorrespiratória (RCP), conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para, também foi repassada.
(ASCOM TRE-TO)