Em Tocantinópolis, indígenas da etnia Apinajé comparecem ao cartório para fazer o cadastro biométrico
Em Tocantinópolis, indígenas da etnia Apinajé comparecem ao cartório para fazer o cadastro biométrico
Uma família de indígenas da aldeia Mariazinha compareceu ao Cartório Eleitoral de Tocantinópolis para realizar o cadastramento biométrico. Eles percorreram cerca de 50 quilômetros, pois sabem da importância do Título de Eleitor. "Queremos nos sentir cidadãos", disse a indígena Adriana Ribeiro Laranja ou Iré Apinajé, nome indígena.
Em Tocantinópolis (9ª ZE) os eleitores indígenas estão distribuídos em duas sessões eleitorais, nas aldeias São José e Mariazinha.
A servidora, Mirian Moura de Souza, atendeu os eleitores e explicou a importância da presença de todos para o cadastramento biométrico. "Como todo cidadão, eles são únicos para a Justiça Eleitoral, por isso é muito importante que todos os indígenas da região façam o cadastramento biométrico".
A 9° Zona Eleitoral de Tocantinópolis é composta pelos municípios de Aguiarnópolis, Angico, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins e Santa Terezinha do Tocantins.
A revisão eleitoral e o cadastramento biométrico seguem até o dia 26 de maio. Na 9ª ZE, a meta é recadastrar 35.231 eleitores, até o momento 12.534 fizeram o procedimento.
Musa Dumont