Corregedoria Regional Eleitoral realiza Inspeções Ordinárias em Cristalândia e Paraíso do Tocantins
A Corregedoria Regional Eleitoral do Tocantins (CRE-TO) realizou, nos dias 20 e 24 de março, Inspeções Ordinárias nos Cartórios Eleitorais de Cristalândia (13ª ZE) e Paraíso do Tocantins (7ª ZE), respectivamente. As Inspeções contaram com a presença da Vice-Presidente, Corregedora Regional Eleitoral, Desembargadora Jacqueline Adorno e dos juízes eleitorais Wellington Magalhães (13ª ZE) e Ricardo Ferreira Leite (7ª ZE).
Durante as audiências públicas, a Corregedora informou que a inspeção feita tem por objetivo averiguar a regularidade dos serviços eleitorais e buscar melhorias em todas as atividades. “Visamos oferecer um atendimento de qualidade aos eleitores, partidos e à sociedade em geral, sempre com muita responsabilidade,” afirma Adorno.
Em Cristalândia, o juiz eleitoral Wellington Magalhães destacou a qualidade técnica dos servidores do Cartório e o comprometimento da equipe da CRE-TO. “Aproveito o momento para ratificar que o Cartório Eleitoral está à disposição para o atendimento ao cidadão e nos comprometemos com as metas estabelecidas pela Corregedoria”, comentou Magalhães.
A busca pela excelência ao atendimento do cidadão também foi reforçada pelo juiz eleitoral de Paraíso do Tocantins, Ricardo Ferreira Leite. "Agradecemos a visita da Corregedora, que vem reforçar o compromisso da Justiça Eleitoral com o cidadão." reforça Leite
Os servidores da CRE-TO apresentaram também, durante as audiências públicas, o Portal da Transparência da CRE-TO, que é utilizado para estabelecer um diagnóstico da tramitação processual na jurisdição. Segundo a desembargadora Jacqueline Adorno, a ferramenta permite o acompanhamento real da movimentação dos processos, o que possibilita ao órgão correcional auxiliar nos trabalhos das zonas eleitorais e ainda manter a boa imagem da Justiça Eleitoral tocantinense junto à sociedade.
Nos trabalhos administrativos da inspeção foram verificados os procedimentos de controle, organização, documentação, cadastro eleitoral, direitos políticos, filiação partidária, processos, livros, bem como instalações físicas do Cartório e demais procedimentos constantes do Roteiro de Inspeção 2017 do SICEL, conforme relatório.
Por Zeus Bandeira – Estagiário (Ascom/TRE-TO)
Revisado por Kézia Reis