TRE-TO incentiva servidores a consumirem alimentos sem agrotóxicos
Como parte das ações de sustentabilidade, previstas no Plano de Logística Sustentável (PLS), o TRE-TO lança campanha interna para incentivar os servidores a consumirem produtos sem agrotóxicos. Todas as terças-feiras, às 16h30, acontece no Hall do Tribunal a Feira do Produtor com produtos orgânicos e livres de fertilizantes químicos.
Os legumes e verduras são colhidos no mesmo dia, e entregues conforme a encomenda. Por isso, os servidores do TRE-TO devem fazer o pedido das hortaliças pelo Whatsapp enviando mensagem para 63 9 8118-9734, na segunda-feira (hoje) até às 18h.
Doenças
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) o brasileiro ingere mais de 5 litros de agrotóxicos, por ano. Além disso, o uso desses componentes químicos pode estar ligado a muitos casos de câncer e alterações genéticas.
A coordenadora do Núcleo de Gestão Socioambiental do TRE-TO, Wagna Cristiane Santos, explica que esses índices são alarmantes e por isso “o consumo de alimentos orgânicos, sem nenhum tipo de agrotóxico no seu cultivo, é uma alternativa para manter a saúde”.
Orgânicos
Os alimentos orgânicos são produzidos com métodos que não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas usadas no processo de produção respeitam o meio ambiente e visam manter a qualidade do alimento. Dessa forma, o produto diminui a possibilidade de danos à saúde dos consumidores e de impacto à natureza. Frutas, legumes, verduras, hortaliças, carnes, ovos, feijão e cereais são alguns exemplos.
Dados
Segundo um levantamento da Anvisa, o pimentão é a hortaliça mais contaminada por agrotóxicos (segundo a Agência, 92% dos pimentões estudados estavam contaminados), seguido do morango (63%), pepino (57%), alface (54%), cenoura (49%), abacaxi (32%), beterraba (32%) e mamão (30%). Há diversos estudos que apontam que algumas substâncias estão presentes, inclusive, no leite materno.