Programa para Aposentadoria do TRE-TO é caso de sucesso em evento da Universidade da Maturidade
A coordenadora de Assistência Médica e Social, Drª Mary Carlos Freire, e coordenadora do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), participou na tarde desta terça-feira (24/1), do evento em comemoração ao Dia Nacional do Aposentado, realizado pela Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Com o Tema “Aposentadoria e Cidadania”, a cerimônia contou com apresentação da Banda da Polícia Militar do Estado do Tocantins e do Teatro Envelhecer da UMA, além de declamação de poesia e mesas redondas que debateram os temas: “Reformas na Previdência Social: O que você precisa saber?” e “Programas de Preparação para Aposentadoria: Uma estratégia de cidadania”.
A convite dos coordenadores da UMA, Neila Barbosa Osório e Luiz Neto, a médica Mary Freire apresentou o caso de sucesso do PPA do TRE-TO que vêm sendo desenvolvido na instituição desde 2013. Em seu depoimento, Mary destacou a preocupação que o Tribunal tem com a saúde física, psicológica e financeira dos seus servidores e o benefício do projeto na orientação de projetos de vida pós-aposentadoria.
“O evento vem discutir e debater a relação entre aposentadoria e as reflexões sobre se essa aposentadoria está proporcionando de forma efetiva uma cidadania e um empoderamento das pessoas maduras”, destacou o coordenador nacional da UMA, Luiz Sinésio Silva Neto.
Também participaram das discussões representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Associação dos Aposentados do Estado do Tocantins.
Ainda na programação do evento foi possível apreciar a exposição fotográfica “O entardecer da Vida! A administração do tempo na velhice”, da aluna da pós-graduação em Gerontologia, Sandra Muzi, que traz fotografias de alguns alunos da UMA exercendo atividades e desenvolvendo projetos depois de aposentados.
PPA - TRE-TO
O TRE-TO é o primeiro órgão da Justiça Eleitoral a desenvolver o PPA, com encontros que vêm sendo realizados desde 2013. A iniciativa faz parte do Programa Qualidade de Vida dos Servidores do TRE-TO, e tem por objetivo, criar um espaço para a reflexão e oportunidade de construção dos novos papéis pessoal e social para servidores que se aproximam da aposentadoria e despertar a necessidade de planejamento para a pós-carreira.
(ASCOM TRE-TO)
Fotografia: Lucas Nascimento/ASCOM-TRE-TO