Voto feminino no Brasil comemora 83 anos
Neste 24 de fevereiro comemora-se 83 anos da conquista do Voto Feminino no Brasil. O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) sempre foi incentivador da participação feminina na política, realizando encontros sobre o tema e eventos que relembram as conquistas e avanços na legislação eleitoral em relação a maior participação da mulher no processo democrático do país.
História
A lei que garantiu o direito de voto à mulher foi assinada em 1932, pelo então presidente do Brasil Getúlio Vargas. O decreto foi sancionado depois de muita luta e apelo político, entretanto o direito foi concedido, a princípio, apenas às mulheres casadas, com a autorização dos maridos, e às viúvas e solteiras com renda própria. Somente em 1934 as barreiras foram totalmente eliminadas.
O voto feminino passou a prever obrigatoriedade apenas em 1946 com a sanção de uma nova lei, quando o voto delas deixou de ser apenas um direito e passou a ser um dever.
Mesmo com as dificuldades, a luta das sufragistas brasileiras era alimentada pelas companheiras inglesas e americanas e hoje esse direito é incentivado por todos.
(ASCOM TRE-TO)