TJTO abre Ano do Judiciário com posse da nova Mesa Diretora e Ângela Prudente é reconduzida à Ouvidoria
A abertura do Ano do Judiciário foi marcada pela posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), nesta quarta-feira (1º/2). Em sessão solene tomou posse o desembargador Eurípedes Lamounier na presidência do Tribunal e do desembargador José de Moura Filho na Vice-Presidência. Ao ser empossado, o novo presidente propôs o “Pacto pela Produtividade”, como diretriz da nova gestão. O pacto é um esforço conjunto para melhorar os índices processuais e ampliar o fortalecimento e crescimento institucional do Judiciário Tocantinense.
O presidente ainda relembrou sua trajetória como servidor público no cargo de Comissário de Polícia, promotor de Justiça, juiz e titular da Corregedoria, posto que deixa para assumir o comando do TJTO. “Saio convicto que colaborei para a melhoria e a eficiência que se espera de tão vital Órgão à estrutura do Poder Judiciário, atingindo plenamente seus elementares fins institucionais”, afirmou.
Ao analisar o desafio de gerir o Poder Judiciário do Estado do Tocantins, pelos próximos dois anos, o presidente se comprometeu a fazer uma administração aberta. “Dizem ser o presidente ‘um homem solitário’. Não pretendo fazer jus a esta máxima. Quero registrar que teremos uma gestão aberta, participativa e democrática, pautada pelo debate, equilíbrio e conciliação, priorizando, sempre, os interesses do Tribunal e, a toda evidência, dos jurisdicionados, que são os beneficiários e a razão de ser da nossa instituição”, afirmou.
Em sua última atuação à frente ao Tribunal Pleno, como presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), o desembargador Ronaldo Eurípedes, antes de dar posse à nova diretoria, apresentou o relatório de sua gestão, exercida entre fevereiro de 2015 a fevereiro de 2017.
Ouvidoria Judiciária
Na oportunidade, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Ângela Prudente, foi reconduzida ao cargo de ouvidora Judiciária. Em entrevista à imprensa a magistrada afirmou, “vamos dar continuidade a esse trabalho, buscando garantir o acesso à Justiça e uma maior aproximação do Judiciário com o cidadão, por meio da prestação jurisdicional cada vez mais eficiente”.
Em seu discurso o presidente empossado do TJ, desembargador Eurípedes Lamounier parabenizou a ouvidora pelo trabalho à frente da Ouvidoria Judiciária, em tempo, lhe desejou sucesso no novo biênio.
A vice-presidente do TRE-TO e corregedora eleitoral, desembargadora Jacqueline Adorno foi empossada no cargo de vice-ouvidora.
TRE-TO
Integrantes da Justiça Eleitoral prestigiaram a posse, além da presidente e corregedora eleitoral, os membros da corte eleitoral juiz Agenor Alexandre, juiz Henrique Pereira e a juíza Ângela Haonat. O diretor geral do TRE-TO, Flávio Leali e o coordenador da Corregedoria José Machado prestigiaram a solenidade.
Autoridades
Participaram da sessão solene o governador Marcelo Miranda, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse, o procurador-geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Tocantins), Walter Ohofugi Júnior, a presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins (Asmeto), juíza Julianne Freire Marques, O arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, o defensor Público eleito Murilo da Costa Machado, a vice-governadora Claudia Lelis, o desembargador aposentado Daniel Negry, entre outras autoridades.
Pela corte judicial, exceto o desembargador Luiz Gadotti, que não compareceu por se encontrar em licença médica, todos os integrantes do Tribunal Pleno participaram da primeira sessão: os desembargadores João Rigo Guimarães, Etelvina Maria Sampaio Felipe, Maysa Vendramini Rosal, Helvécio de Brito Maia Neto, Eurípedes Lamounier, Ronaldo Eurípedes, Ângela Prudente, Jacqueline Adorno, Marco Villas Boas e José de Moura Filho.
GESTÃO BIÊNIO 2017-2019
Eurípedes Lamounier
Presidente
José de Moura Filho
Vice-presidente
Helvécio de Brito Maia Neto
Corregedor-geral
João Rigo Guimarães
Vice-corregedor
Ângela Prudente
Ouvidora judiciária
Jacqueline Adorno
Ouvidora substituta
Marco Villas Boas
Diretor da Esmat
Etelvina Maria Sampaio Felipe
Diretora adjunta da Esmat
Kézia Reis - ASCOM TRE-TO com informações CECOM TJ/TO
Fotografia: Lucas Nascimento / ASCOM TRE-TO