Auditoria interna prossegue na tarde desta segunda-feira (28/8) em 11 processos de gestão
Auditoria interna prossegue na tarde desta segunda-feira (28/8) em 11 processos de gestão
Mais onze processos foram auditados na tarde desta segunda-feira (28/8) durante a auditoria interna para manter a certificação ISO 9:001 e o selo do Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral (PQJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, garantindo assim a continuidade da prestação de serviços com qualidade aos eleitores tocantinenses.
O auditor líder Tadeu Figuera, Amilton Pinheiro e Luís Cláudio, do TRE de Goiás, iniciaram a tarde na Secretaria de Administração e Orçamento, com o processo Orçamento para as Eleições e Planejamento para as Eleições. Em seguida a avaliação foi realizada no processo Diplomação, Comunicação e Ouvidoria. O servidor Henrique Romero, da Ouvidoria destacou os produtos e serviços realizados pela seção e a importância deles para a consolidação da missão e visão da instituição. “Temos a missão de ouvir o cliente da Justiça Eleitoral, satisfazê-los e promover a melhoria nos serviços por meio da escutativa. Para isso promovemos audiência públicas em escolas e faculdades, elaboramos cartilhas informativas para nos aproximarmos cada vez mais do eleitor”, avaliou.
O auditor líder Tadeu Figuera conheceu as ferramentas de trabalho da Ouvidoria fazendo suas considerações e apontando que o segredo de uma boa gestão é ser eficaz e eficiente.
Em seguida a equipe se descolocou para realizar os procedimentos de auditoria no processo Gestão de Bens e Serviços, sob a responsabilidade do servidor Márcio Santiago, que ofereceu à equipe um panorama das atividades realizadas pelo setor, as técnicas utilizadas para se obter os resultados estabelecidos no Planejamento Estratégico do Regional.
O processo Gestão de Pessoas – Alocar e Desenvolver Pessoas - também foi avaliado pelo auditor Tadeu Figueira, que observou a importância do treinamento dos servidores e o desempenho destes após a transmissão do conhecimento. “Temos que considerar qual a importância desse investimento, se ele trouxe o retorno esperado para a instituição, se tudo que precisei que ele fizesse ele está fazendo”, ponderou. A secretária de Gestão de Pessoas, Cristiane Boechat Tose ressaltou: “é o treinamento para o resultado. Saber se houve envolvimento após a entrega”.
Para finalizar os trabalhos a equipe se dirigiu até a Central de Urnas para conhecer e avaliar os processos: Gestão de Urnas, Votação, Apuração e Logística para as Zonas Eleitorais. Os auditores fizeram suas considerações com relação à segurança, climatização, acessibilidade e acesso aos sistemas de administração interno.
Novidade
A auditoria interna entra em nova fase, dessa vez para recertificação da nova norma NBR ISO 9001:2015, onde será avaliada a forma como cada gerente de processo está trabalhando para promover o resultado esperado. Para o auditor líder Tadeu Figuera, é necessário avaliar como cada produto está sendo gerado.
O TRE-TO está no 5º ciclo de certificação da Qualidade, tendo o Sistema de Gestão da Qualidade validado pelos institutos ICQ Brasil, Bureau Véritas, Falcão Bauer e do Instituto Totum que acompanha por meio de auditorias todo andamento do sistema.
Durante os dois dias a equipe irá verificar os trabalhos por meio de entrevistas, observação das atividades, equipamentos, ferramentas, materiais, análise de dados e indicadores e de documentos e registros. Confira programação abaixo:
Plano de auditoria interna para terça-feira (29/8)
Processos/unidades/atividades |
horário |
Cadastro dos eleitores |
8h00 |
Atendimento ao eleitor |
9h00 |
Inspeção |
9h00 |
Infraestrutura tecnológica |
10h00 |
Trâmite processual judicial (1º grau) |
11h00 |
Trâmite processual judicial (2º grau) |
13h00 |
Votação paralela |
14h00 |
Prestação de contas eleitorais |
14h00 |
Assessoria da qualidade |
15h00 |
Reunião de encerramento |
17h30 |
Lília Mara - ASCOM - TRE-TO