Juiz da 13ª ZE de Cristalândia se reúne com colaboradores para discutir logística de votação
Na última quinta-feira (29/09) o juiz eleitoral da 13ª Zona Eleitoral de Cristalândia, Wellington Magalhães, se reuniu com o comando da Policia Militar e demais colaboradores para tratar da logística nas seções indígenas instaladas na Ilha do Bananal. Na reunião foram discutidos assuntos como a distribuição das urnas para os locais de votação, a segurança e o transporte dos mesários que atuarão nas aldeias Karajás.
De acordo com o Dr. Wellington Magalhães, os povos da Ilha do Bananal sempre foram uma questão com a qual a Justiça Eleitoral tem se preocupado, tendo todo o cuidado em se estabelecer um diálogo intercultural com eles. “Desde o acesso à justiça ao cumprimento de diligências judiciais, nossa atuação junto às aldeias da Ilha do Bananal tem sido sempre pensadas nesse diálogo para estabelecermos a democracia. Não medimos esforços em garantir aos indígenas o acesso à justiça, ao direto e ao exercício da cidadania pelo voto” explicou.
Seções Indígenas
Os 1006 eleitores de etnia Karajá, situados na Ilha do Bananal, votarão pela primeira vez com a identificação biométrica. As seções eleitorais serão montadas nas aldeias Santa Isabel do Morro, Macaúba e Fontoura.
Por Zeus Bandeira – Estagiário (Ascom/TRE-TO)
Revisado por Eva Bandeira