Alunos participam do recolhimento de cédulas para auditoria das urnas eletrônicas
Alunos do Colégio Militar de Palmas participaram nesta sexta-feira (30/9), do preenchimento e recolhimento de cédulas que serão utilizadas nos trabalhos da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, por meio de Votação Paralela.
Neste sábado (1º/10), serão sorteadas três urnas eletrônicas, sendo uma da Capital, e duas do interior do Estado. A auditoria será feita no dia da eleição e, para que as urnas sorteadas cheguem a Palmas em tempo hábil, duas aeronaves ficarão de plantão facilitando a busca dos equipamentos. O sorteio será feito às 9h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).
Foram escolhidas duas escolas em Palmas para o preenchimento das cédulas de votação, o Colégio Militar e Interação. Os alunos do Colégio Militar já preencheram as cédulas para auditoria da Zona Eleitoral de Palmas, e os alunos do Colégio Interação irão preencher as cédulas para auditoria das urnas do interior, neste sábado (1º/10) às 10h30.
Além disso, representantes de partidos ou qualquer pessoa interessada, também poderão preencher as cédulas, no sábado, pela manhã no auditório do TRE-TO.
A Comissão providenciará o número de cédulas de votação, por seção eleitoral sorteada, que corresponda a, aleatoriamente,entre 82% e 75% por cento do número de eleitores registrados na seção eleitoral sorteada.
As cédulas preenchidas serão filmadas e digitadas nas urnas eletrônicas para checar o seu funcionamento em condições normais de uso.
A presidente da Comissão de Auditoria, a juíza Silvana Parfieniuk explicou que a votação paralela não tem compromisso com a votação real e não interfere no processo eleitoral, sem qualquer alteração no resultado. “Ela simplesmente é feita como forma de auditoria para demonstrar a confiabilidade das urnas eletrônicas. Os eleitores interessados, ou quem tiver alguma dúvida sobre o funcionamento da urna, poderão comparecer no auditório do TRE, no domingo das 8h às 17h, e acompanhar esse trabalho que faremos da votação paralela”, ressaltou.
A estudante, Iasmin Cardoso, de 16 anos participou do recolhimento das cédulas de votação e disse que foi bom participar dessa ação tão importante, que irá certificar a confiabilidade das urnas. “Muitos alunos nunca votaram, e mesmo que não seja uma votação real podemos ter consciência da importância do voto e de analisar muito bem as propostas dos candidatos”, disse.
Treinamento
Durante a tarde a equipe de apoio dos trabalhos da Comissão e os representantes da equipe de filmagem participaram de um treinamento no auditório do TRE-TO.
Auditores
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contratou uma empresa de Auditoria Externa para acompanhar os trabalhos da Comissão. O auditor Kleyton Moreira, representante da empresa contratada, se reuniu com a Comissão para tratar sobre o sorteio das três urnas eletrônicas que serão auditadas, e sobre o trabalho de filmagem e inserção dos votos nas urnas, que será feito no domingo (2/10), dia das eleições.
Gabriela Almeida (Ascom TRE-TO)