TRE-TO participa da 2ª Reunião dos Gestores da Biometria
TRE-TO participa da 2ª Reunião dos Gestores da Biometria
O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, Flávio Leali e o coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística, Rogério Nogueira participaram da 2ª Reunião de Gestores da Biometria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta e quinta-feira (24/11), com apresentações e debates.
Durante o encontro, que é destinado aos responsáveis pela gestão do Programa de Identificação Biométrica 2017-2018 no âmbito de cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foram discutidos o estágio das ações e projetos que compõem o programa, de acordo com os propósitos da governança participativa.
Na abertura, a juíza auxiliar da Presidência Ana Lúcia Andrade de Aguiar destacou a importância da reunião e da atuação conjunta com os TREs para o desenvolvimento dos projetos da biometria. “Na gestão do ministro Gilmar Mendes sempre teve a ideia ter essa integração, para sempre ouvir os TREs, as necessidades e os problemas”, disse.
Na sua fala inicial, o diretor-geral do TSE, Maurício Melo, citou algumas novidades técnicas e práticas que podem impactar o projeto da biometria. Segundo ele, o orçamento para a tecnologia do ano que, a princípio, deve ficar fora do contingenciamento. O diretor-geral ressaltou que também há intenção da Justiça Eleitoral de fazer o reaproveitamento de dados de outros órgãos.
Ele também reforçou a importância do encontro e disse que é uma oportunidade para apresentar aos “tribunais o que nós estamos fazendo por aqui [TSE] para tentar viabilizar o planejamento”.
No decorrer do dia foram realizadas apresentações e debates sobre o Programa de Identificação Biométrica, orçamento para biometria, propostas de alterações no batimento biométrico e no ELO, provimentos para divulgação das revisões e processo para aproveitamento de biometria de outros órgãos.
(Com informações do TSE)