Sustentabilidade: desligue a luz, o meio ambiente agradece!
Você sabia que o hábito de desligar a luz ao sair da sala gera uma economia de R$ 3,24 por dia? O cálculo é referente à utilização de uma lâmpada fluorescente de 15 watts. Pode parecer pouco, mas pequenas atitudes realizadas por todos fazem a diferença no fim do mês e o meio ambiente agradece.
Pensando nisso, a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins implantou uma nova rotina de trabalho, alterando o horário de funcionamento: das 11 às 18 horas. A meta é reduzir até 70% do consumo de energia no horário de ponta (18 às 21h), o que representará uma economia de R$ 175 mil ao ano. A ação integra o Plano de Logística Sustentável, que visa difundir a educação para racionalizar o consumo de água, luz e combustível, proporcionando qualidade de vida e o combate ao desperdício de bens materiais.
Nos cartórios eleitorais, conforme Portaria da Presidência nº 30/2016, o limite mensal de consumo de energia elétrica é de 95%, com base na média de consumo do ano de 2015. Por exemplo, na 3ª Zona Eleitoral de Porto Nacional, o consumo médio por mês em 2015 foi de 4.388kWh, para 2016, o consumo médio mensal deverá ser 4.169 kWh. Clique aqui e confira a média para cada ZE.
Conscientização
Nesses 15 dias de novo horário, a cultura de racionar energia elétrica tem sido absorvida pelos servidores. Na secretaria de Administração e Orçamento, por exemplo, o secretário substituto, Márcio Dias Santiago, disse que o pessoal fez a adequação do horário da vida pessoal ao que foi determinado pela portaria. “O pessoal está mais consciente com o ar condicionado, telas de computador e lâmpadas, fizemos uma redução de lâmpadas ligadas. Estamos ligando uma sim e outra não. Abrimos as persianas de forma que não atrapalhe a salubridade do serviço”, disse.
Segundo a assessora de Pesquisa e Qualidade do TRE-TO, Sílvia Helena, “a ação é uma forma de fazer com que todos participem, reajustando suas rotinas em prol de uma causa que tem o propósito de beneficiar a todos”.
Plano de Logística Sustentável
As ações estão inseridas no Plano de Logística Sustentável (PLS), que integra o Programa de Gestão Participativa 2015-2017 e prevê medidas de redução de gastos com a água, energia elétrica e combustível. Entre as ações que serão desenvolvidas estão: campanhas de conscientização do servidor para o uso racional dos recursos e a fomentação de boas práticas no consumo.
Lilia Mara ASCOM TRE-TO