Servidores do TRE-TO participam de curso sobre Gestão de Risco nas Organizações
Para atender às exigências do Tribunal de Contas da União (TCU) e à norma ISO 9:001, da qual o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) está inserido desde 2008, servidores do Regional participam de capacitação sobre Gestão de Riscos, ministrada pelo consultor especialista em governança Eduardo Person Pardini. O curso acontece no anexo I do TRE-TO desde segunda (23/5) e termina nesta quarta-feira (25/5).
A capacitação visa definir uma política de Gestão de Riscos para o Tribunal, onde para cada processo mapeado sejam definidos os objetivos e para cada objetivo sejam mapeados os riscos visando o acompanhamento de todo o ciclo, com as auditorias do controle interno e do SGQ.
Segundo a assessora de Pesquisa e Qualidade, Silvia Helena, o assunto é novo mais é algo que vai nortear a governança corporativa. “Como o Tribunal tem a certificação de qualidade e o nosso controle interno tem agora que auditar baseado em riscos, essa metodologia é de suma importância que todos entendam”, afirmou.
O palestrante Eduardo Person explicou a importância do treinamento para os servidores. “O que a gente quer fazer com o gerenciamento de risco é transformar isso em rotina para o dia-a-dia das pessoas para que um dia o comitê possa sair de cena e as operações continuem sendo realizadas dessa maneira e eu tenha só um monitoramento contínuo através dos medidores de desempenho e o monitoramento independente realizado pela auditoria interna”, destacou.
Para Jader Gonçalves, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, o gerenciamento de riscos de uma organização é um dos pilares para que ela possa entregar o que ela se propõe para a sociedade. “Toda parte de gerenciamento de risco tem como objetivo a conformidade e a entrega do objetivo e missão da instituição”, finalizou.
(ASCOM TRE-TO)