JE Connect: presidente do TRE-TO visita técnicos em TI e destaca importância da segurança para as eleições 2016

JE Connect: presidente do TRE-TO visita técnicos em TI e destaca importância da segurança para as eleições 2016

JE Connect: presidente do TRE-TO visita técnicos em TI e destaca importância da segurança para a...
Desembargadora Ângela Prudente visita técnicos em TI que estão fazendo testes no JE Connect

Durante visita aos servidores de 26 regionais que estão em Palmas para finalizar os testes no sistema JE Connect, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Ângela Prudente, destacou a importância da segurança no pleito e o desenvolvimento de novas ferramentas que proporcionam celeridade e economia com equipamentos.


“Desejo um excelente trabalho a todos e que este último encontro, antes das eleições municipais que se avizinham, seja coroado de pleno êxito. Nosso maior desafio é o melhoramento contínuo do sistema, pois assim teremos ainda mais segurança e celeridade no resultado das eleições, com economicidade de equipamentos e de logística”, destacou.


O chefe da Seção de Totalização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Júlio Valente, disse que o evento consolida todas as iniciativas que já foram tomadas no sentido de integrar os softwares. “Nós temos um software que é importante, que é utilizado no transporte de dados, que é chamado transportador. Esse sistema roda inicialmente sobre uma solução que foi desenvolvida pelo TRE de Tocantins que se chama JE Connect. Essa solução foi abraçada por vários outros TREs e hoje está virando uma solução nacional, inclusive chancelada pelo TSE. A importância desse evento é justamente padronizar iniciativas, formas de trabalho com o JE Connect e o transportador”.


Sobre as eleições, ele disse que o processo no Brasil é um exemplo de celeridade e a Justiça Eleitoral está buscando sempre agregar cada vez mais mecanismos de segurança ao processo eleitoral brasileiro. “Desde 2015, nós temos trabalhado no sentido de aumentar as características e os mecanismos de segurança dos softwares envolvidos. O uso do sistema transportador, sobre a plataforma de dados do JE Connect, agrega muito de segurança ao processo, então, o que a gente pode dizer é que ela está se tornando cada vez mais segura”, disse representante do TSE.


Os testes no sistema JE Connect foram realizados de segunda (27/6) à quarta-feira (29/6), com 14 integrantes do Comitê Gestor do JE Connect. Nesta quinta-feira (30/6) e sexta-feira (1º/7), a reunião acontece com 26 técnicos em TI do Brasil. Ao final serão apresentados relatórios do desempenho do sistema, a emissão do novo conceito do JE Connect e do plano de contingência nacional para a solução.

JE Connect

O sistema JE Connect foi desenvolvido no TRE-TO em 2008 e aprimorado em 2010, em parceria com outros Tribunais Eleitorais. A partir de 2012, conforme a Portaria do TSE 334, o JE Connect se tornou padrão da Justiça Eleitoral.


A praticidade do sistema está na característica de que pode ser transportado em um pendrive. Com isso, há mais garantias de uma rápida e segura apuração e divulgação total dos votos, que podem ser enviados a partir de qualquer computador conectado ao Tribunal Eleitoral, em rede Virtual Private Network (VPN). 


Lília Mara - ASCOM - TRE-TO

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 09h às 19h

Acesso rápido