JE Connect: presidente do TRE-TO visita técnicos em TI e destaca importância da segurança para as eleições 2016
JE Connect: presidente do TRE-TO visita técnicos em TI e destaca importância da segurança para as eleições 2016
Durante visita aos servidores de 26 regionais que estão em Palmas para finalizar os testes no sistema JE Connect, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Ângela Prudente, destacou a importância da segurança no pleito e o desenvolvimento de novas ferramentas que proporcionam celeridade e economia com equipamentos.
“Desejo um excelente trabalho a todos e que este último encontro, antes das eleições municipais que se avizinham, seja coroado de pleno êxito. Nosso maior desafio é o melhoramento contínuo do sistema, pois assim teremos ainda mais segurança e celeridade no resultado das eleições, com economicidade de equipamentos e de logística”, destacou.
O chefe da Seção de Totalização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Júlio Valente, disse que o evento consolida todas as iniciativas que já foram tomadas no sentido de integrar os softwares. “Nós temos um software que é importante, que é utilizado no transporte de dados, que é chamado transportador. Esse sistema roda inicialmente sobre uma solução que foi desenvolvida pelo TRE de Tocantins que se chama JE Connect. Essa solução foi abraçada por vários outros TREs e hoje está virando uma solução nacional, inclusive chancelada pelo TSE. A importância desse evento é justamente padronizar iniciativas, formas de trabalho com o JE Connect e o transportador”.
Sobre as eleições, ele disse que o processo no Brasil é um exemplo de celeridade e a Justiça Eleitoral está buscando sempre agregar cada vez mais mecanismos de segurança ao processo eleitoral brasileiro. “Desde 2015, nós temos trabalhado no sentido de aumentar as características e os mecanismos de segurança dos softwares envolvidos. O uso do sistema transportador, sobre a plataforma de dados do JE Connect, agrega muito de segurança ao processo, então, o que a gente pode dizer é que ela está se tornando cada vez mais segura”, disse representante do TSE.
Os testes no sistema JE Connect foram realizados de segunda (27/6) à quarta-feira (29/6), com 14 integrantes do Comitê Gestor do JE Connect. Nesta quinta-feira (30/6) e sexta-feira (1º/7), a reunião acontece com 26 técnicos em TI do Brasil. Ao final serão apresentados relatórios do desempenho do sistema, a emissão do novo conceito do JE Connect e do plano de contingência nacional para a solução.
JE Connect
O sistema JE Connect foi desenvolvido no TRE-TO em 2008 e aprimorado em 2010, em parceria com outros Tribunais Eleitorais. A partir de 2012, conforme a Portaria do TSE 334, o JE Connect se tornou padrão da Justiça Eleitoral.
A praticidade do sistema está na característica de que pode ser transportado em um pendrive. Com isso, há mais garantias de uma rápida e segura apuração e divulgação total dos votos, que podem ser enviados a partir de qualquer computador conectado ao Tribunal Eleitoral, em rede Virtual Private Network (VPN).
Lília Mara - ASCOM - TRE-TO