Atividades do laboratório de testes do Processo Judicial Eletrônico serão encaminhadas para técnicos do TSE
Nesta quinta (25/2) e sexta-feira (26/2), servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins participam do laboratório de testes no ambiente virtual privado do Processo Judicial Eletrônico (PJE), que será adotado na rotina de trabalho do TRE-TO a partir do dia 23 de maio deste ano. Durante os dois dias equipes da Secretaria Judiciária e Gestão da Informação e da Secretaria de Tecnologia da Informação se reuniram no Anexo I para analisar a funcionalidade do sistema, aprofundando conhecimentos na área técnica para o sucesso da ferramenta.
Todas as dúvidas e questionamentos provenientes do Laboratório de Testes do PJE serão esclarecidos por técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estarão em Palmas na segunda (1/3) e terça-feira (2/3). “Com esta iniciativa, a gente terá um melhor aproveitamento, tanto para aprender mais sobre o sistema agora quanto para tirar dúvidas mais profundas e consistentes, disse a secretária Judiciária e Gestão da Informação, Regina Bezerra.
A nova ferramenta vai proporcionar mais transparência e celeridade nos trâmites processuais e os advogados poderão peticionar nas classes processuais: Ação Cautelar, Mandado de Segurança, Habeas Corpus, Habeas Data e Mandados de Injunção.
Além do TRE do Tocantins, os regionais de Goiás, Amazonas, Rio Grande do Sul e Paraíba também estão implantando o projeto piloto do PJE, instituído por meio da Resolução nº 185, de 29 de agosto de 2012, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para atuar no processamento de informações e prática de atos processuais.
Como vai funcionar?
A ferramenta será disponibilizada na internet tanto para uso interno quanto externo. Advogados servidores poderão ter acesso pela internet para poder peticionar e fazer julgamentos via sistema. Atualmente o TRE-TO conta com um sistema que faz o acompanhamento processual físico (em papel). Com o novo PJE o sistema vai ser totalmente digital. As petições, as informações serão todas disponibilizadas via Processo Eletrônico.