Comissão de Segurança Institucional se reúne com comando do Corpo de Bombeiros do Tocantins
Comissão de Segurança Institucional se reúne com comando do Corpo de Bombeiros do Tocantins
O presidente da Comissão de Segurança Institucional, juiz membro Rubem Carvalho e o inspetor de Segurança Institucional, Marcos Leôncio, se reuniram com o Coronel QOBM Reginaldo Leandro da Silva, na tarde desta quarta-feira (31/8), na sede do Comando do Corpo de Bombeiros, em Palmas.
A visita faz parte da agenda da Comissão de Segurança Institucional que tem o Corpo de Bombeiros como parceiro para atuar durante o processo eleitoral visando a prevenção e o combate a possíveis ocorrências. Sobre os trabalhos a serem realizados durante as Eleições o Cel. Leandro esclareceu que o Corpo de Bombeiros está inserido no campo da segurança pública atuando na área de socorro, emergências hospitalares e no combate ao incêndio. “Principalmente no dia das Eleições a grande movimentação de pessoas muitas vezes ocasionam tumultos, podendo gerar ocorrências que envolvem o nosso atendimento. O Corpo de Bombeiros está à disposição, estaremos juntos, como todos os demais órgãos de segurança pública para prestar o melhor serviço possível à nossa comunidade e à população tocantinense”, explicou.
Nos próximos dias a CSI deverá voltar a se reunir com os integrantes das forças de segurança para definir a quantidade de efetivo, estratégias de atuação e logística, visando reforçar a parceria para atuação durante o processo eleitoral, principalmente junto às comunidades indígenas, regiões com histórico de conflitos durante o pleito e demais cidades do interior do Estado.
O juiz Rubem Carvalho, presidente da CSI, já visitou o comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Tocantins, Coronel Cláudio Alexandre de Almeida Freitas, o secretário de Segurança Pública (SSP), César Roberto Simoni de Freitas e o superintendente da Polícia Federal no Tocantins, Arcelino Damasceno.
A comissão foi instituída pela presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente, por meio da Portaria nº 96/2016, que tem por finalidade determinar a execução de ações e políticas de segurança para o bom andamento das Eleições 2016 em todo o Estado.
Comissão
A Comissão é formada por um integrante da Justiça Eleitoral, que a presidirá, e um integrante de cada uma das forças de segurança – Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que participarão de reuniões e planejamento das atividades inerentes às suas funções.
Lília Mara – ASCOM/TRE-TO