Augusto Cury fala sobre stress e ansiedade a servidores do TRE-TO

Você sofre por antecipação? Acorda cansado? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Esquece-se das coisas com facilidade? Se você respondeu “sim” a alguma dessas questões, é bem provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).
O psiquiatra Augusto Cury chama de síndrome do pensamento acelerado, ou SPA, a torrente de conversas que a mente mantém com a gente, em meio ao frenético burburinho de informações que não param de chegar. O resultado é uma sociedade de hiperpensantes, sempre inquietos, sem foco e sofrendo por antecipação.
A SPA impede o desenvolvimento de funções da inteligência, como refletir antes de reagir, expor e não impor ideias, exercer a resiliência, colocar-se no lugar do outro. Os sintomas da SPA: fadiga, dores de cabeça e musculares, irritabilidade, sofrimento por antecipação, dificuldade para trabalhar com pessoas lentas, transtorno do sono e déficit de memória.
“O ambiente jurídico é altamente estressante devido aos excessos que ele contém: excesso de trabalho intelectual, de informações, de compromissos, de pressões sociais, de conflitos. Esses excessos levam a um desgaste cerebral maior do que se imagina”, explicou Augusto Cury durante entrevista para o site Carta Forense (www.cartaforense.com.br).
E como parte da programação da IV Semana da Saúde do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) você está convidado para participar da palestra “Como controlar o stresse e a ansiedade nessa sociedade acelerada” com o psiquiatra Augusto Cury, autor de mais de 40 livros publicados e 20 milhões de exemplares vendidos somente no Brasil.
A palestra será aberta a todos os colaboradores da Justiça Eleitoral do Tocantins e também transmitida para as 35 zonas eleitorais. Buscando organizar uma palestra de excelência, atendendo bem a todos, para participar é preciso fazer uma pré-inscrição confirmando sua presença.
A IV Semana da Saúde é uma realização do TRE-TO, por meio da Coordenadoria de Assistência Médica e Social (Comed), e tem como objetivo promover uma campanha de conscientização dos servidores e colaboradores para que adotem hábitos de vida saudáveis, mantendo assim o equilíbrio da mente e do corpo.
Gabriela Almeida ASCOM TRE-TO