Ouvidoria Judiciária lança projeto que aproxima comunidade escolar do Poder Judiciário
Dezenas de alunos, professores e servidores do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, situado no Jardim Aureny I, em Palmas, assistiram à palestra de abertura do projeto Ouvidoria Judiciária vai à Escola, proferida pela desembargadora Ângela Prudente, Ouvidora Judiciária do Poder Judiciário do Estado do Tocantins e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO).
Na oportunidade, foi firmado um protocolo de intenções entre o Poder Judiciário, por meio da Ouvidoria, e a Secretaria de Estado da Educação. O documento foi assinado pela desembargadora Ângela Prudente e pelo secretário, professor Adão Francisco de Oliveira, visando aproximar a comunidade escolar da Justiça.
A magistrada destacou que a Ouvidoria Judiciária trabalha para a acessibilidade de todos à Justiça, “principalmente de nossos jovens, que representam o futuro. Trabalhamos pela transparência. Acredito que essa ferramenta vai trazer muitos benefícios, não só para a sociedade, mas, principalmente, para o Judiciário, que visa a melhoria na prestação jurisdicional”.
Durante a solenidade, a desembargadora incentivou os jovens a acessarem os canais de comunicação da Ouvidoria Judiciária. “A Ouvidoria quer ouvir vocês”, disse ela, com reclamações, sugestões, críticas e também com elogios.
Em sua fala o secretário da Educação afirmou que o projeto do Poder Judiciário, por meio da Ouvidoria, abre um canal que consolida a democracia, abrindo as portas para a sociedade com total transparência. Para ele, a iniciativa é salutar, “ao permitir que nossos alunos tenham acesso a informações sobre como utilizar essa ferramenta que é a Ouvidoria Judiciária. Faz parte do controle social dos serviços públicos saber o que precisa ser melhorado na comunidade”.
A diretora do colégio, que abriga 2.300 alunos, Nilva Bueno, disse que, “é um orgulho muito grande o Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia ter sido escolhido para o lançamento deste importante projeto. Tenho certeza de que a escola só tem a ganhar com a abertura deste canal junto ao Judiciário”.
Representando os estudantes, o presidente do Grêmio Estudantil, Jefferson do Vale, reforçou que o corpo discente ganha com a implantação do projeto Ouvidoria vai à escola. “Nós, estudantes, sentimos sempre que podemos ter mais voz para atuar na sociedade. Com este projeto nós ganhamos uma ferramenta a mais para sermos ouvidos”, declarou.
Como acessar
A Ouvidoria Judiciária é aberta a qualquer cidadão e funciona pelos telefones 0800 6444 334 ou (63) 3218 4412. O órgão pode ser acessado também pelo endereço eletrônico www.tjto.jus.br/ouvidoria, ou pelo e-mail ouvidoria@tjto.jus.br, e ainda pessoalmente ou por carta ao Palácio da Justiça Rio Tocantins, Praça dos Girassóis, S/Nº, Palmas – TO, CEP: 77015-007.
Luiz Pires – Cecom/TJTO
Fotos Luiz Pires – Cecom/TJTO
Elias Oliveira – Ascom/Seduc - TO