Justiça Eleitoral Tocantinense oferece vários serviços ao cidadão
Justiça Eleitoral Tocantinense oferece vários serviços ao cidadão
A Justiça Eleitoral Tocantinense oferece vários serviços e informações ao cidadão por meio do seu Portal (www.tre-to.jus.br). Na aba eleitor, que está localizada na parte superior da página institucional, podem ser feitos Agendamento biométrico, emissão de certidões, justificativa eleitoral, pré-atendimento eleitoral, situação eleitoral, entre outros.
Na seção Advogado voluntário, advogados interessados em ofertar serviços de prestação de assistência jurídica sem cobrança podem se inscrever. A assessoria foi instituída e regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução 62/2009.
Em agendamento biometria, o eleitor pode solicitar o agendamento, acompanhar o processo, consultar locais de atendimento, além de tirar dúvidas sobre o recadastramento em perguntas e respostas.
Ainda no menu eleitor, em carta de serviços, o eleitor pode conhecer o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, o papel da instituição na sociedade, primando sempre pela seriedade e celeridade, conforme a lei estabelece. Na mesma página ainda é possível saber mais sobre Zona Eleitoral e sua importância.
Na opção certidões, o eleitor tem acesso a certidões sobre composição partidária, crimes eleitorais, filiação partidária, negativa de alistamento e de quitação eleitoral.
Em justificativa eleitoral, o cidadão encontra informações como prazos, formulários a serem preenchidos e entregues à Justiça Eleitoral e as consequências de quem não os fizer.
Na seção portal do mesário, os interessados encontrarão todas as informações relacionadas ao Mesário Voluntário, saber o que é, como se inscrever, fazer emissão e autenticação de certificados e declarações, bem como tirar dúvidas no canal do mesário.
Em pré-agendamento eleitoral, o eleitor tem a facilidade e comodidade de agendar os serviços requeridos na Justiça Eleitoral, como alistamento, transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais.
O eleitor também pode consultar sua situação eleitoral, verificar se tem alguma pendência (multa, cancelamento de título, etc) e providenciar a devida regularização. Para isso é necessário informar o Nome e data de nascimento.
Na seção título e local de votação, o eleitor pode consultar o número do título e o local de votação. Para isso, é preciso preencher os campos Nome do Eleitor, data de nascimento e o nome da mãe, caso souber.
ASCOM/TRE-TO com informações do TSE.