Justiça Eleitoral apresenta Sistema de Gestão da Qualidade para equipe do TJTO
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente, recebeu na tarde desta segunda-feira (26/10), o juiz titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Palmas Luis Otávio de Queiroz Fraz e o coordenador de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), José Paiva. O motivo da visita foi conhecer o funcionamento do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) implantado no Regional desde 2005, com maior atenção nos processos relacionados ao trâmite processual e de relacionamentos com os clientes. A reunião também foi acompanhada por servidores da 2ª Vara Cível e técnicos do TRE.
Ao recebê-los a presidente do TRE-TO lembrou da trajetória de destaque da 2ª Vara Cível, comandada pelo juiz Luis Otávio. “A 2ª Vara tem um histórico de vanguarda, sempre saindo à frente, como foi na digitalização, servindo de modelo para outros cartórios. Fiz questão de estar presente nesta apresentação, e tenho certeza que o Programa de Qualidade trará grande benefício, e mais uma vez o senhor será modelo”, disse, deixando o TRE à disposição para qualquer auxílio no desenvolvimento de boas práticas do Tribunal. “Fica autorizado esse irrestrito apoio ao projeto”, finalizou.
Durante a reunião a assessora de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade (Aspeq), Silvia Helena Dias dos Santos, apresentou o funcionamento do Sistema, com abordagem histórica, ferramentas de gestão utilizadas, base de indicadores, mapeamento de processos, programas de auditorias internas e externas, bem como a sistemática de controle dos documentos e registros exigidos pela NBR ISO 9001:2008.
Silvia ainda reforçou que o TRE-TO foi o primeiro órgão na região Norte a aderir ao programa e já tem experiência de mais de 10 anos, podendo contribuir com demais instituições.
O juiz Luis Otávio ressaltou interesse direcionado aos processos. “Nosso objetivo maior é atender o cidadão com a melhor qualidade possível. A certificação vem para transformar os processos em resultados para o cidadão. Estamos vinculando todo um padrão de qualidade para ser aproveitado pelo público”, falou.
Com foco no cliente, após a reunião a equipe visitou a Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins (ORE-TO) para conhecer melhor o trabalho realizado. O grupo ainda retornará ao Regional para acompanhar o processo de atividades da Secretaria Judiciária.
Equipe TJ-TO
A equipe da 2ª Vara Cível da Comarca de Palmas também estava composta dos assessores de 1ª instância Graziella Martinazzo Sepúlvida, Renata Tavares Cirqueira de Oliveira e Ligia Pitisch Cunha; Escrivão Judicial, Nei de Oliveira e os técnicos judiciários de 1ª instância Roseli Aparecida R. Campos, Lilian Rodrigues Carvalho da Silva e Aline Botelho da Cruz.
Equipe TRE-TO
Participaram da reunião além da presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente, o diretor geral (DG), Flavio Leali, a secretária Judiciária e Gestão da Informação (SJI), Regina Bezerra; o coordenador Judiciário, Carlos Ancelmo Gomes e Lima, o coordenador de Gestão da Informação, Denilson Mariano de Brito; a assessora de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade (Aspeq), Silvia Helena Dias dos Santos; o assessor de Planejamento da Diretoria Geral, José Atílio Beber; o assistente ASPEQ, Heverson de Almeida Braga; o assistente da Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins (ORE-TO), Henrique Hugueney Romero e o Estatístico Evaldo de Menezes Tacho Júnior.
(Kézia Reis e Gilsiandry Carvalho – ASCOM / TRE-TO)