Centrais telefônicas dos TRE’s de São Paulo e Tocantins estão interligadas pelo sistema VOIP
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) já está interligado ao TRE de São Paulo por meio da tecnologia “Voice Over Internet Protocol” (Voip). O Voip está presente neste TRE desde 2013 e aprimorou a comunicação entre Zonas Eleitorais e alguns Regionais e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além da integração, a tecnologia também trouxe economia para o Tribunal, uma vez que as ligações tem custo zero.
O que é a tecnologia Voip?
É uma tecnologia que permite fazer chamadas telefônicas, inclusive interurbanas, por meio de banda larga, usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.
Como era e como fica
Antes era preciso discar o DDD e até nove números para realizar uma ligação, agora são necessários apenas quatro números. Na prática funciona assim, o servidor do TRE-TO que precisar realizar uma ligação para o TRE de São Paulo, deverá digitar o DDD, que é 11 sem o zero, mais o ramal desejado, no caso 2000 (11+2000). Para uma Zona Eleitoral, o servidor vai proceder desta forma: Discar o número 2, em seguida o número da ZE e depois o ramal desejado (ligação a ser realizada para a 1ª ZE, de Araguaína – 2+01+9449).
A tecnologia VOIP foi aprimorada pela equipe técnica do TRE-TO e está em pleno funcionamento nos regionais de Rondônia, Rio Grande do Norte, Ceará e São Paulo.
João Batista Araújo (ASCOM/TRE-TO)