28ª Zona Eleitoral de Miranorte passa por auditoria externa

Dando prosseguimento ao processo de auditoria externa do Sistema de Gestão da Qualidade, na tarde desta quinta-feira (5), foi auditado o processo de atendimento ao eleitor da 28ª Zona Eleitoral de Miranorte, 1º cartório do país a possuir o certificado ISO 9001:2008. Responderam aos auditores o juiz eleitoral, Cledson José Dias Nunes e o servidor, Samuel Barbosa e Queiroz.
A equipe do Cartório e a logística para o atendimento biométrico itinerante da 28ªZE foi apresentada aos auditores Roberta Bertoni, do Instituto Totum e Júlio Calassara, do INMETRO, pelo juiz eleitoral, que, na oportunidade, destacou a importância das parcerias no processo de recadastramento biométrico . “Para o sucesso dos trabalhos a parceria com as prefeituras e câmaras municipais tem sido primordial, por meio da cessão de servidores para atuarem no Cartório”.
Dentre os procedimentos, a auditora Roberta Bertoni verificou as informações do cadastro de eleitores, desde a inscrição até a emissão do título, e também o indicador “índice de satisfação do cliente”, que atingiu quase 95% de aprovação dos serviços.
O servidor do Cartório Samuel Barbosa, apresentou ações para garantir ao eleitor um atendimento cada vez melhor, como ações de implementação de infraestrutura física e tecnológica.
Para finalizar as averiguações os auditores acompanharam o atendimento ao eleitor, desde a chegada, recadastramento biométrico e entrega do título.
A auditoria prossegue na sede do TRE-TO até amanhã (6/11) com reunião de encerramento previsto para 15h. Ao final da auditoria serão discutidas e apontadas melhorias e estando em conformidade, será mantida a Certificação da sede e Cartório.
Certificação ISO 9001
O TRE foi o primeiro órgão público do Tocantins a obter a certificação ISO 9001 e um dos cinquenta primeiros em todo o Brasil. A partir daí, vem implementando melhorias contínuas nos processos e procedimentos. Anualmente o TRE-TO passa por verificações de auditores externos, contratados por meio de empresas especializadas, para aferir os mecanismos adotados para garantir a certificação ISO 9001. Essas auditorias acontecem desde o ano de 2005, quando obteve a Certificação.
Normas ISO 9001
A Certificação ISO 9001 estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização. O objetivo é prover ao mercado a confiança de que as empresas certificadas podem fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o especificado inicialmente.
Receber um certificado de conformidade da NBR ISSO 9001:2008 significa que a organização possui uma abordagem sistêmica para a gestão da qualidade, e que está gerenciando seu negócio a favor da boa qualidade.
(Gilsiandry Carvalho / ASCOM TRE-TO)