Alunos de Direito da Faculdade de Guaraí visitam TRE-TO e destacam a receptividade das Secretarias
Alunos de Direito da Faculdade de Guaraí visitam TRE-TO e destacam a receptividade das Secretarias
Alunos do 7º período do curso Direito da Faculdade de Guaraí, a 189 km da Capital, estiveram em Palmas, nessa sexta-feira (17/04), para conhecer o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins TRE-TO. A visita foi conduzida pelo Chefe da Seção de Desenvolvimento Organizacional e Capacitação (Secap), Dourival Alves dos Reis Filho, que apresentou o Tribunal aos alunos e explicou como funciona toda a gestão.
Segundo Dourival, a abertura para visitas ao Tribunal é uma iniciativa da Escola Judiciaria Eleitoral do Tocantins (EJE-TO) com apoio da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede), com objetivo de aproximar os jurisdicionados da justiça eleitoral. “O TRE-TO tem como uma das politicas aproximar a justiça eleitoral dos cidadãos assim como aproximar o TRE dos juristas, fazer com que haja mais interesse entre os juristas, advogados e os estudantes da área jurídica” comentou.
O professor da turma, Gustavo Pelisson, destacou a importância da visita para o conhecimento de uma das áreas do direito. “Estamos fazendo essa dinâmica para transmitir a vivencia prática, para que eles tenham acesso à justiça, como que funcionam as repartições aqui dentro e como que é a justiça eleitoral, tão pouco divulgada nas faculdades. Muitos ainda não adquiriram direito eleitoral na matéria curricular” comentou.
Durante a visita dos alunos, o Diretor-Geral, José Machado dos Santos, fez questão de recebê-los e dar as boas vindas aos seus conterrâneos. “É um prazer receber os universitários de Guaraí aqui na sala da diretoria Geral, eu falo isso porque eu sou um guaraiense e para mim é uma honra muito grande receber vocês aqui no Tribunal” declarou.
Machado falou ainda da rotina de trabalho do Tribunal para garantir o processo eleitoral. “A justiça eleitoral trabalha de forma sistêmica para que no dia da eleição vocês possam ir às urnas e digitar o nome dos seus candidatos e depois de quatro ou cinco horas vocês já saibam quais candidatos foram eleitos e a justiça trabalha muito para que isso aconteça” relatou.
Para o aluno Simão Luiz Cecconello, a visita foi importante e o despertou interesse em estudar mais a área. “A gente fica na faculdade naquele ritmo monótono e quando a gente entra aqui dentro a gente vê que o direito abre esse leque todo”.
Simão destacou ainda a visita à Diretoria Geral (DG) e a receptividade do Diretor Geral, José Machado dos Santos, que declarou ser natural de Guaraí. ”Isso é um motivo de saber que a gente pode chegar lá” complementou Simão.
O aluno Sérgio Leal Mota, elogiou a receptividade das secretarias do TRE-TO. “Não é todo órgão que tem esse mesmo direcionamento em relação a receber estudantes”. Ele destacou ainda a importância da visita para o melhor conhecimento da área. “Quando estamos na faculdade a gente ver de uma maneira muito abstrata, quando a gente chega aqui conseguimos visualizar de uma maneira mais concreta como que funciona as coisas” comentou.
Em seguimento a fala de Simão, a aluna Jackeline Moraes Vasconcelos complementou “a receptibilidade e a harmonia do órgão, o empenho de vocês de querer mostrar pra gente como funciona o passo a passo, é ótimo. Eu quero trabalhar aqui” finalizou.
(Gilsiandry Carvalho – Ascom / TRE-TO)