TRE aprimora a segurança de seus servidores por meio do acesso de catraca eletrônica
TRE aprimora a segurança de seus servidores por meio do acesso de catraca eletrônica
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) primando pela segurança de seus servidores e dos cidadãos iniciou no dia 19 de setembro, o controle de acesso por meio de catracas. O objetivo do controle de acesso é garantir maior segurança de juízes e servidores do Tribunal.
A identificação é feita tanto pela biometria quanto pela utilização do crachá. Na biométrica, o servidor posiciona o dedo indicador direito ou esquerdo para liberar a catraca. Já na identificação pelo crachá institucional, deverá posicionar o crachá no leitor da catraca para sua liberação.
Todos os servidores deverão fazer o cadastramento, e para isso deverá comparecer na sala de segurança Judiciária, no subsolo do TRE das 8 às 19 horas. Para o cadastramento será colhida as digitais dos indicadores direitos e esquerdos e depois será feita uma fotografia para fins de identificação pessoal.
De acordo com o servidor da Secretaria de Segurança e Transporte (Setran), José Renato Guimarães, a identificação biométrica do ponto eletrônico feita anteriormente não serve para liberação do acesso, sendo necessária outra identificação. “O controle do ponto, realizado anteriormente, não se comunica com o sistema de controle de acesso. Portanto, há a necessidade de um novo cadastramento”, afirma. Ele destaca ainda que com o novo sistema de segurança amplia-se a tranquilidade no trabalho.
O controle vai funcionar em fase de teste de 30 a 60 dias e durante esse período se ocorrer algum problema no sistema de acesso, a equipe de segurança vai trabalhar para resolver e providenciar o devido acesso.
O monitoramento da acesso é uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre o controle a segurança em todas as instituições públicas.
João Batista Araújo (Ascom/TRE-TO)