Polícia Militar integra gabinete de segurança institucional que atuará nas eleições
Polícia Militar integra gabinete de segurança institucional que atuará nas eleições
O Vice-Corregedor Regional Eleitoral do Tocantins, Juiz José Ribamar Mendes Junior, na companhia do Procurador Regional Eleitoral, Álvaro Manzano, reuniu-se na manhã desta segunda-feira com o Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) para tratarem de alguns detalhes da segurança a ser empreendida nos dias que antecedem e no dia da Eleição.
Na reunião, que aconteceu no gabinete do Comandante Geral da PM, Cel. Luís Cláudio Benício, os integrantes da Justiça Eleitoral reforçaram o papel da PM para a garantia de eleições tranquilas e seguras e a participação da corporação no Gabinete de Segurança Institucional do Tribunal Regional Eleitoral, estruturado para funcionar no dia do pleito.
Ao explicar como funcionará o gabinete, o juiz José Ribamar destacou a independência das instituições que o comporão. “Não haverá qualquer ascensão hierárquica”, afirmou. “A experiência na última eleição demonstrou ser excelente mecanismo de controle da segurança, o que foi reconhecido e elogiado pela Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral”, completou.
Na oportunidade, foram entregues cartilhas que serão distribuídas aos policiais com informações sobre crimes eleitorais e propaganda eleitoral, produzidas pelo TRE-TO para facilitar o entendimento acerca dos temas.
GSI
O Gabinete de Segurança Institucional atua desde as eleições de 2012 no Tocantins. Instituído em 2014 por meio da Portaria 204/2014 da Presidência do TRE-TO, será formado por um integrante da Justiça Eleitoral, que o presidirá, por um representante do Ministério Público Eleitoral e um integrante de cada uma das forças de segurança – Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e um do Exército brasileiro, além de um Inspetor de Segurança Judiciária da Justiça Eleitoral. A experiência com o GSI nas últimas eleições demonstrou, conforme o Juiz José Ribamar, que na época também o presidiu, excelente mecanismo de controle.
Presenças
Além dos integrantes da Justiça eleitoral do Tocantins, participaram da reunião o Corregedor da PM, Cel. Abelardo Bezerra Neto, o Sub-chefe do Estado Maior, Cel. Eurivan Francisco Lima, e o Comandante do Comando de Polícia da Capital, Cel. Messias Lopes e o servidor do TRE Marcos Leôncio que vai atuar no GSI como inspetor.
Marco Tullio Tavares (Ascom/TRE-TO)