Inclusão de pessoas com deficiência
A inclusão de pessoas com deficiência é realidade na Justiça Eleitoral do Tocantins. Nestas eleições, a 18ª Zona Eleitoral de Paranã contratou Luciano Costa Souza Junior, 21 anos, para exercer a função de auxiliar de eleição. Ele que nasceu sem mobilidade nas pernas, será o responsável por resolver prováveis problemas relacionados às urnas na Escola Estadual Euclides Bezerra Gerais.
Luciano começou a trabalhar no cartório ainda em setembro, quando começou a passar por treinamentos que o permitirão desenvolver o trabalho. Para, ele a deficiência não atrapalha exercer a função. “Foi muito bom para eu poder fazer parte do processo eleitoral. É um aprendizado. Mesmo sendo deficiente, eu consigo desenvolver meu trabalho sem qualquer empecilho, como qualquer outra pessoa”, afirma.
O Juiz Eleitoral, Marcio Soares da Cunha, Titular da Zona Eleitoral de Paranã reconhece a importância de a Justiça Eleitoral contratar um deficiente físico. “A meu ver, a Justiça Eleitoral, ao selecionar dentre os Auxiliares de Apoio Administrativo um portador de necessidade especial, realiza o importante papel de inclusão e respeito à dignidade da pessoa humana", ressaltou.
(João Batista Araújo – Ascom / TRE-TO)