TRE-TO testa projeto de monitoramento de locais de votação
Com objetivo de auxiliar juízes eleitorais no acompanhamento do processo eleitoral, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), em parceria com a 8ª Zona Eleitoral de Filadélfia, testou projeto piloto de monitoramento de locais de votação, em municípios da jurisdição. A intenção é minimizar ocorrências, como, por exemplo, manifestações coletivas de preferência eleitoral, além de boca de urna no dia das eleições.
De acordo com o Coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística (Cosel), Jader Batista, o monitoramento é feito pela webcam do computador do local e a gravação é disponibilizada para setores da Justiça Eleitoral por meio de canal fechado do youtube. As câmeras serão instaladas na área externa dos locais de votação, como forma de acompanhar o movimento.
Ainda de acordo com Jader, o projeto não trará custos à Justiça Eleitoral, uma vez que visam utilizar da própria infraestrutura dos locais de votação para realizar o monitoramento. “A ideia é implantar o monitoramento nos locais que dispõem dos recursos de internet com sinal wi-fi, e computadores com webcam”, explicou.
O plano é estender o controle aos principais colégios eleitorais. Nessa fase teste, o monitoramento foi feito nos municípios de Filadélfia, no Colégio Estadual Filadélfia, em Babaçulandia, na Escola Estadual Henrique Figueiredo de Brito, e em Palmeirante, na Escola Estadual João Aires Gabriel.
(Gilsiandry Carvalho – Ascom / TRE-TO)