Sorteadas as urnas para votação paralela
Sorteadas as urnas para votação paralela
Nessa manhã (25/10) foram sorteadas duas urnas para serem auditadas em votação paralela, conforme artigos 50 e 52 da Resolução do TSE 23.397/2013. O procedimento é realizado em todas as eleições a fim de atestar a segurança do voto eletrônico. A cerimônia ocorreu no auditório Teotônio Rufino Segurado do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e foi acompanhada pelos auditores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na ocasião foram sorteadas uma urna da capital e outra do interior do Estado.
Na 29ª Zona Eleitoral de Palmas ,a urna sorteada para auditoria foi a da seção 271 localizada na Escola Municipal Luiz Gonzaga, na 503 norte. No interior a seção sorteada foi a de número 39 localizada no munícipio Buriti do Tocantins, pertencente a 10ª ZE de Araguatins, 657 km de Palmas.
As duas urnas serão encaminhadas ao auditório do TRE, onde permanecerão sob vigilância e serão reabertas para votação paralela, no mesmo dia e horário da votação oficial. As urnas sorteadas serão substituídas, em suas seções, por outras do estoque de reserva, assim, o eleitor poderá votar normalmente amanhã (26/10).
O sorteio foi executado pelos servidores Valdenir Borges Júnior, Cristine Regina Boechat Tose e Maria Zita Rodrigues Vilela Dias.
Ao fim da votação, às 17 horas, é impresso relatórios contendo comparativos com o sistema de votação paralela para conferência dos votos. O que foi digitado na urna precisa ser semelhante aos votos preenchidos em cédulas de papel pelos fiscais de partidos e representantes das coligações.
(Gilsiandry Carvalho – Ascom/TRE-TO)