140 milhões de brasileiros voltam às urnas neste domingo para eleger presidente e governadores
140 milhões de brasileiros voltam às urnas neste domingo para eleger presidente e governadores
Neste domingo, (26/10), às 8 horas, cerca de 140 milhões de brasileiros e mais de 900 mil eleitores tocantinenses voltam às urnas para escolher o presidente da República. Em treze estados, os governadores já foram eleitos logo no primeiro turno. Já para os outros mais treze e o Distrito Federal, os governadores serão conhecidos neste domingo.
Além de eleger novos governantes, o diferencial do segundo turno vai ser o tempo médio de votação, que vai ser menor. Estimativa do Tribunal Superior Eleitoral o tempo médio de votação deverá ser de 18 segundos na urna sem biometria e 42 segundos nos equipamentos com leitor biométrico nos estados onde o eleitor tiver que escolher apenas o presidente, como no Tocantins.
Já nos estados onde houver eleição para governador, o tempo estimado é de 29 segundos para o eleitor escolher seus candidatos na urna sem biometria e 53 segundos na urna com identificação biométrica. No primeiro turno, o tempo médio de votação foi de 61 segundos para a urna sem biometria e 85 segundos para a urna com identificação biométrica.
O tempo estimado de votação é contado desde a identificação do eleitor na mesa do mesário até a cabine de votação da urna, com a finalização da votação.
Dados do Tocantins
No Tocantins a Justiça Eleitoral conta com 35 Zonas Eleitorais para atender 139 municípios. São 3.520 seções disponíveis e mais de 15 mil pessoas envolvidas no processo, desde voluntários a servidores do TRE. A eleição acontecerá de 8 às 17 horas, horário local e a divulgação da totalização do votos, no Tocantins, iniciará a partir das 19 horas, em virtude de outros estados da federação possuírem fuso horário diferenciado.
Neste segundo turno, são esperados cerca de 400 mil eleitores que votarão por meio da identificação biométrica, em 20 municípios. A novidade desse ano é o reconhecimento biométrica nos maiores colégios eleitorais do Estado – Palmas e Araguaína.
Em Gurupi, Colinas do Tocantins, Miracema do Tocantins, Palmas haverá seções disponíveis a presos provisórios e menores reeducandos. São cerca de 100 eleitores nestas condições.
Ouvidoria
A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (ORE-TO) funcionará em regime de plantão nesse sábado (25/10), das 7h às 21h, e domingo (26/10) das 7h até a apuração dos votos das eleições. A intenção é auxiliar a população na busca de informações, ou até mesmo receber denúncias de crimes eleitorais, como compra de votos e manifestações irregulares.
O contato com a ouvidoria poderá ser feito presencialmente no prédio do TRE-TO, localizado na Avenida Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, ou ainda, pelos telefones 0800 6486 800, 3233-9600 ou pelo e-mail ouvidoria@tre-to.jus.br e está aberta também a críticas, sugestões e elogios sobre as atividades da Justiça Eleitoral no Tocantins.
João Batista Araújo (Ascom/TRE-TO) com informações do TSE