Avaliação do 1º Ciclo do PPA obtém resultados satisfatórios ao objetivo do programa

PPA
Último encontro do 1º Ciclo do PPA (Foto: Gilsiandry Carvalho)

Aspectos sociais, psicológicos e físicos foram temas avaliados pelos participantes do 1º Ciclo do Programa de Preparação Para Aposentadoria (PPA) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). De acordo com o relatório final, produzido pela Comissão do PPA, a avaliação demonstra que o principal objetivo do programa foi alcançado, uma vez que as informações repassadas auxiliaram na implementação / desenvolvimento de plano de vida para o pós-carreira e contribuiu para que reflexões a respeito do assunto fossem iniciadas.

A análise da pesquisa apontou que os procedimentos utilizados pela equipe organizadora modificaram total ou parcialmente os hábitos e planos pós-carreira dos participantes, na maioria dos casos. Em linhas gerais, o programa foi avaliado pelos participantes em 46% como bom e 54% como ótimo.

Os encontros vêm sendo realizados desde 2013 e já discutiram temas como Aspectos Psicológicos da Aposentadoria, Finanças; Empreendedorismo; Envelhecimento Saudável,Projeto de Vida para Aposentadoria e também atendimentos individualizados com cada um dos servidores. A primeira turma desse ciclo foi composta por 11 servidores que estão a cinco anos de se aposentar.

 

PPA

O PPA é uma ação do Programa de Qualidade de Vida do TRE-TO, de responsabilidade da COMED e tem por objetivo criar um espaço para a reflexão e oportunidade de idealização de novas funções a serem assumidas no âmbito pessoal e profissional pelos servidores que se aproximam da aposentadoria, além de despertar a necessidade de planejamento para a pós-carreira.

A comissão organizadora do programa é composta pelos servidores Carolina Gonçalves, lotada na Assessoria de Planejamento e Gestão (Asplan), Critiane Regina, da Coordenadoria de Assistência Médica e Social (Comed), Flávio José, da Coordenadoria de Pessoal (Copes), Jacira Tavares, da Seção de Legislação e Normas (Selen), Josélia Maria Leal, da Seção de Gestão de Benefícios (Seben), Kathiene Pimentel, da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede), Maria Helena Amorim, da Seção de Análise e Auditoria de Pessoal (Saap), Maria Lúcia, da Seção de Gestão de Desempenho (Seged), e Mary Freire, Coordenadora da comissão PPA e titular da Comed.

A avaliação feita pelos participantes do 1º Ciclo do PPA pode ser conferida aqui.

 

(Gilsiandry Carvalho – ASCOM / TRE-TO)

 

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