Auditores do Instituto Totum recomendam recertificação do selo de qualidade ISO 9001 ao TRE-TO

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) recebeu dos auditores do Instituto Totum parecer favorável para a concessão da recertificação do selo de qualidade ISO 9001. A notícia foi transmitida na tarde de ontem (11/11), ao Diretor-Geral, José Machado dos Santos e secretários, no gabinete da Diretoria Geral. Após dois dias de trabalho intenso, os técnicos verificaram a Gestão do Processo Eleitoral no Estado do Tocantins. O posicionamento deles será encaminhado ao Conselho do Instituto, que deverá validar o relatório dos auditores Fernando Giachini Lopes e Celina Almeida.
Conforme o parecer, a equipe do TRE-TO possui competência técnica, além de forte base tecnológica e grande compromisso dos envolvidos com a implementação do sistema da qualidade. No documento, eles destacaram diversas melhorias tomadas entre os ciclos das eleições e elogiaram o profissionalismo e cordialidade com a qual foram recebidos pelos servidores da Justiça eleitoral.
Dentre os 15 processos avaliados relacionados à Gestão do Processo Eleitoral no Tocantins, foram registradas duas não conformidades de grau menor, que serão tratadas pela administração. Eles sugeriram ainda outras sete oportunidades de melhorias, que podem ser acatadas ou não pela administração.
Na entrega do relatório à administração do TRE-TO, o auditor Fernando Giachini fez questão de exaltar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos colaboradores da Instituição. “O Tribunal do Tocantins é um dos melhores sistemas que já avaliei,” elogiou, ao lembrar que atua no ramo da auditoria há mais de 20 anos e já avaliou diversas instituições e empresas privadas do País. A auditora Celina Almeida destacou o envolvimento de todos. “O que percebemos é que os servidores conhecem o sistema de qualidade e se envolvem para a melhoria contínua”, destacou.
O Diretor-Geral agradeceu o trabalho desenvolvido e comemorou. “Fico feliz e satisfeito pela recomendação. Vamos analisar e promover mecanismos e formas para resolver as não conformidades”.
Certificação
Em 2004, a direção do TRE decidiu pela implantação de um sistema de gestão da qualidade e a sua certificação conforme a norma ISO 9001, estabelecendo como propósito o Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ - os processos de realização das eleições. Em julho de 2005, o objetivo foi alcançado com a obtenção da certificação ISO 9001 do SGQ do TRE – TO. O TRE foi o primeiro órgão público do Tocantins a obter a certificação ISO 9001 e um dos cinquenta primeiros em todo o Brasil. A partir daí, vem implementando melhorias contínuas no processos e procedimentos. Anualmente o TRE-TO passa por verificações de auditores externos contratados por meio de empresas especializadas para aferir os mecanismos adotados para garantir a certificação ISO 9001. Essas auditorias acontecem desde o ano de 2005.
Normas ISO 9000
A expressão ISO 9000 designa um conjunto de normas internacionais, as quais especificam os elementos que devem integrar o Sistema de Gestão da Qualidade de uma Organização e como devem funcionar estes elementos para assegurar a qualidade dos bens e serviço que produz a Organização. As Normas ISO 9000 são desenvolvidas pela International Organization for Standardization, entidade fundada em 1947, com sede na Suíça. Esta organização internacional está formada pelos organismos de normalização de quase todos os países do mundo. O Brasil é representado pela ABNT.
Reunião
Participaram da reunião, o secretário de Gestão de Pessoas (SGP), Carlos Henrique Drumond; o secretário de Administração e Orçamento, Francisco Cardoso; a secretária Judiciária e Gestão da Informação, Regina Bezerra; o coordenador de Suporte e Infraestrutura, Valdenir Borges Junior; os membros da assessoria de gestão da qualidade, José Paiva e Silvia Helena Dias dos Santos.
Marco Tullio Tavares (Ascom/TRE-TO)