Eleições 2014 é avaliada por servidores e juízes eleitorais
A Justiça Eleitoral do Tocantins realiza ao final de cada Eleição, evento de Avaliação das Eleições com servidores de todos os Cartórios Eleitorais e do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Nos dias 27 e 28 de novembro, cerca de 150 colaboradores apontaram, por meio de oficinas, os pontos positivos, negativos e sugestões de melhorias para o planejamento das eleições de 2016.
O evento aconteceu no dia 27 na sede social da Associação Tocantinense do Ministério Público e no dia 28 no auditório do TRE, em Palmas. Durante a abertura dos trabalhos os servidores participaram de palestra motivacional com o professor Eduardo Augusto Zanon, que fez abordagens sobre as expectativas de felicidade e os caminhos a serem percorridos para obtê-la.
Ao dar as boas vindas aos colaboradores de todo Tocantins, a Presidente do TRE-TO, Desembargadora Jacqueline Adorno, destacou o eficiente trabalho durante a realização da eleição transcorreu de forma segura e tranquila, e transmitiu a todos os elogios do Presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Ministro Dias Toffoli. “Mais uma vez a Justiça Eleitoral do Tocantins se destacou. Sua Excelência afirmou que o servidor da Justiça Eleitoral é um servidor diferenciado, é um servidor comprometido e graças ao trabalho que é feito por todos os senhores, a Justiça Eleitoral, sem dúvida nenhuma, é o ramo mais eficiente do Poder Judiciário. Parabéns aos senhores e senhoras. Esta reunião é a demonstração de eficiência. Nada é tão perfeito que não possa ficar melhor”, afirmou, ao se referir à reunião de avaliação.
Dois juízes eleitorais participaram dos trabalhos de avaliação, que ocorre há quatro eleições no Tocantins. Em sua explanação o Juiz Eleitoral da 13ª Zona Eleitoral, de Cristalândia, Wellington Magalhães, ao afirmar ser a eleição de 2014 sua primeira, destacou o trabalho dos técnicos que os auxiliou durante o pleito.
O Juiz Eleitoral da 32ª ZE, de Goiatins, Luatom Bezerra Adelino de Lima apresentou o diferencial desse pleito: a parceria de trilheiros no transporte das Mídias de Resultados de 12 locais de difícil acesso até a sede do cartório eleitoral no segundo turno das Eleições. Ao todo, 3.669 eleitores participaram da votação em locais distantes dos locais de transmissão de dados na 32ª ZE. A estratégia deverá ser estudada para utilização nas próximas eleições também na 35ª Zona Eleitoral de Novo Acordo.
Jaqueline da Costa Silva, servidora requisitada na 18ª Zona Eleitoral de Paranã, disse que a avaliação das eleições agrega os servidores e é uma oportunidade de ponderar o que deu certo e o que não deu certo. “Acho que é muito positivo. Ver como funciona aqui, ali. Ficou bem bacana. Eu o avalio em 100%”, disse.
A avaliação das eleições foi realizada em oficinas voltadas aos servidores do TRE e Zonas Eleitorais com temas correspondentes aos processos que compõem o Sistema de Gestão da Qualidade do Tribunal Regional Eleitoral.
Oficinas
Cada oficina contou com um servidor responsável nos temas: Cadastro de Eleitores, Trâmite Processual Judicial, Votação e Apuração, Planejamento, Orçamento, Aquisições, Distribuição, Gestão de urnas, Gestão de pessoas, Infraestrutura para as eleições, Prestação de Contas e Auditoria, Comunicação, Votação Paralela, Logística para Zonas Eleitorais, Sistemas Eleitorais, Segurança Institucional e Diplomação.
(Marco Tullio Tavares - Ascom / TRE-TO)