Autoridades prestigiam abertura do 37º Copedem
Membros do Tribunal Regional Eleitoral participaram na noite de ontem (28/8) da abertura do XXXVII Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estadual da Magistratura – Copedem. Promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), o evento reúne representantes das Escolas da Magistratura de todo País para fomentar discussões sobre as experiências das unidades de ensino e dos Tribunais Estaduais. A plenária de estudos, com a temática “O Ensino à Distância nas Escolas Judiciais e da Magistratura” segue até sábado (30/08) e conta com ilustre participação do presidente eleito do Supremo Tribunal Federal (STF) e Conselho Nacional de Justiça, Ministro Ricardo Lewandowski.
A Presidente do TRE-TO, desembargadora Jacqueline Adorno compôs a mesa de honra com as demais autoridades na companhia do Vice-Presidente, Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Marco Villas Boas, que também dirige a Esmat. A Juíza Federal Denise Drumond, que auxilia o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, no pleito de 2014 como juíza da propaganda, também prestigiou o evento, bem como o Diretor-Geral da Instituição, José Machado dos Santos.
Em seu pronunciamento, o também vice-presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas fez questão de destacar a atuação de Jacqueline Adorno, quando presidiu o TJTO entre 2011/2013, e da atual presidente, desembargadora Ângela Prudente, em prol da Esmat. “Os avanços que tivemos, nos últimos quatro anos, em aperfeiçoamento de servidores, magistrados e o sucesso desta escola deve-se exclusivamente aos atos de gestão por elas praticados”, afirmou se referindo às desembargadoras presentes.
Ele falou ainda das vantagens com o uso da modalidade Educação a Distância pelas Escolas. "O EAD nos proporciona várias economias, tempo, recursos financeiros. O servidor não é retirado de sua comarca, não há pagamento de diárias, não há prejuízo na prestação jurisdicional, mas sim, o aprimoramento dos serviços públicos", declarou o desembargador.
Os avanços nas escolas da magistratura de todo o país foram apresentados pelo presidente do Copedem, desembargador de São Paulo Antônio Rulli Junior. "Nesses últimos anos tornamos nossas escolas fundamentais no aperfeiçoamento de servidores e magistrados, melhorando profundamente a prestação jurisdicional entregue à sociedade. As escolas da magistratura são muito importantes no processo educacional, principalmente com o uso da modalidade à distância", reforçou o magistrado.
A Conferência de abertura foi proferida pelo professor doutor Luiz Roberto Liza Curi, do Conselho Nacional de Educação, com o tema, "As Novas Diretrizes da Educação à Distância".
Homenagens
A noite também foi marcada por homenagens, o desembargador Marco Villas Boas outorgou a medalha Mérito Acadêmico Drº Feliciano Machado Braga. A honraria foi entregue à presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, à presidente do TRE, desembargadora Jacqueline Adorno e ao presidente do Copedem, desembargador Antônio Rulli Junior. A medalha é destinada àqueles que colaborarem com a Escola e com o aperfeiçoamento do Poder Judiciário do Estado do Tocantins. O presidente do Copedem também prestou homenagens com a entrega da Medalha Ministro Domingos Franciulli Netto, instituída pelo Colégio Permanente. Foram agraciados o vice-presidente do TJTO e presidente do Conselho Institucional e Acadêmico da Esmat, desembargador Jose de Moura Filho, o 2º diretor adjunto da Esmat, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto e o conselheiro do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação, Luiz Roberto Liza Curi. A medalha é destinada a personalidades em razão de relevantes serviços prestados ao aprimoramento do ensino jurídico e à melhoria da prestação jurisdicional.
Copedem
Criado em 2005 o Colégio é um fórum permanente de discussão sobre as experiências das Escolas de Magistratura dos Tribunais Estaduais.
O Encontro é considerado um importante espaço para debates e troca de experiências, com o propósito de aproximar e alinhar as ações das Escolas da Magistratura, sempre com vistas à excelência da prestação jurisdicional.
Além de defender os princípios e funções de todas as Escolas, o Copedem uniformiza as atividades acadêmicas no estudo do Direito, colaborando para o desenvolvimento intelectual do magistrado e do servidor e para o fortalecimento das respectivas instituições.
Com o fito de integrar as Escolas Judiciais do país, o evento acontece no Tocantins, com o tema “O Ensino à Distância nas Escolas Judiciais e da Magistratura”.
O Tribunal de Justiça do Tocantins, por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense vem alcançando, ao longo dos anos, o reconhecimento por seus importantes projetos de formação, capacitação e aperfeiçoamento em busca da melhoria da prestação jurisdicional.
(Marco Tullio Tavares com informações Ascom/TJTO)